domingo, 10 de novembro de 2013

Em terra de rei, reinámos…

V. Guimarães 0 x 2 FC Porto – 4ª Eliminatória Taça de Portugal

Começa mais uma final. Passes errados de parte a parte, mas Lucho tentava organizar a equipa.


Íamos no minuto 14. Uma jogada excecional, Varela e Lucho em ação, Fernando faz um belo golo. Fica a dúvida: a bola era para Jackson? Foi um golaço direitinho para o fundo da baliza de Assis.
20’m Martínez remata, mas sai ao lado… Ai Cha Cha Cha

O FC Porto dominava e aos 21’m Mangala com um pontapé de bicicleta tenta aumentar a vantagem, foi por um triz.
O Vitória aparecia sem medo no jogo, tentando chegar à igualdade. Maazou estava em todas.
Jogo superior dos Dragões. Fernando a destacar-se.
Maazou enfrentava Fabiano, que demonstra porque será o substituto de Helton. Grande segurança na baliza e julgo que os adeptos azuis e brancos o aprovam para ser o sucessor do nosso atual sentinela.

Aos 32’m Danilo corrige mais um escape de Otamendi perante Maazou. Sai para jogo o campeão nacional e o minuto 37 traz um toque fantástico de Fernando que permite um grande remate do avançado colombiano Jackson, mas Assis encaixa bem.
Aos 40’m, meio golo de Lucho, faz Jackson Martínez regressar às suas funções: marcar. 0-2.

(FC Porto a vencer, mas com as marcas visíveis em todos os elementos do empate na Rússia.)

As claques do FC Porto fazem-se ouvir em todo o estádio, um apoio fenomenal, com uma garra intensa a puxar por uma equipa ainda nitidamente abalada pelo jogo de quarta-feira.

Na 2ª parte, a “cidade berço” aparece a “matar”, mas Fabiano é enorme.

48’m, Defour puxa pelo remate, que sai ao lado.
Aos 51’m Maazou e Ricardo tentaram bater Fabiano, novamente sem sucesso.
Pelo caminho ficou a defesa Portista, Otamendi… Otamendi....
53’m e Mangala e Barrientos demasiado perto do limite da nossa área…
56’m bomba de Addy para as mãos de Fabiano. O atual detentor do troféu superava-se fisicamente, não desistia do jogo.

59’m Kelvin rende Varela.

Ricardo Gomes não desistia de surpreender Fabiano e aos 65’m vê novamente o sentinela azul e branco defender mais uma tentativa.

67’m Carlos Eduardo substitui El Comandante.

Aos 74’m que emaranhado foi aquele na área Portista? Na saída rápida de contra-ataque por Carlos Eduardo, que tinha Jackson como companhia, valeu o corte fantástico de Paulo Oliveira.

79’m Mangala vê o seu 2º amarelo e foi mais cedo tomar banho. Mais de 10 minutos, reduzidos a 10…

83’m Sai Josué, entra Maicon. Maicon. Maicon.
Não escondo o quanto sou sua fã incondicional. E como bom central nunca falha nos cartões amarelos; também ele foi prendado com um, 2’m após ter entrado na partida. Zona perigosa!

Fabiano gigante até ao fim.

Criatividade de Lucho, energia de Fernando.

 
Vitória justa para o FC Porto.



O Meu Homem Do Jogo: Fabiano

Não tenho por hábito justificar a escolha do melhor do FC Porto. É a minha opinião e pronto. Desta vez teria escolhido Fernando, se fosse Helton a estar na baliza. O meu voto de confiança vai para o futuro guarda-redes da equipa tricampeã nacional. Grande confiança que emana.




Destaques

Grande Fernando, sempre bem.
Defour, muito trabalhador.
Carlos Eduardo tem muita qualidade.
Otamendi e seus erros… Já não há paciência. Temos de ter uma conversinha. És enorme, acredita em ti, pára de fazer estas criancices, por favor.
Moreno e os seus cortes providenciais.
Mangala, companheiro de Ota em tudo. Nos erros então, é uma bela dupla. O nosso imperador também precisa de repensar o que anda a fazer.
Jogo tremendo de Barrientos e Maazou.
O cartão amarelo a Josué…? Pois, pois. Já na última crónica alertei para o Portismo dele, nós adoramos isso e tal enquanto adeptos, mas no campo queremos o jogador profissional e este cartão era escusado.


Opinião

Equipa ensombrada pelo empate em S. Petersburgo. Não finjo, não minto, não oculto. Somos rijos, somos duros, somos capazes de grandes feitos, mas também somos seres humanos, os jogadores são um todo, não uma máquina programada. Há sentimentos, individuais, coletivos. A equipa estava triste e isso notava-se.
Kelvin. Jogador por quem tenho um enorme respeito, mais pelo golo que nos deu o campeonato passado do que propriamente pelo que faz em campo.
Gostava de perguntar aos adeptos do FC Porto que este ano (sim apenas este ano e devido a esse famoso golo frente aos rivais) acham que Kelvin devia jogar ao invés de Licá, Ricardo ou até Varela: se tivesse sido o Liedson a marcar o “golo do campeonato”? Se calhar erguiam-lhe uma estátua para o nosso Museu… Ridículo. Aquele golo calhou ao Kelvin, poderia ter calhado a outro. Não é por isso que um jogador merece estar no onze titular.
Cada qual tem as suas opiniões, mas para mim Varela é “o” extremo. Não adianta comparar e a minha opinião é inabalável perante qualquer crítica.
A equipa esteve melhor na 1ª parte; geriu na 2ª diante de um Vitória que não desistiu, mas que acusava o limite do seu esforço físico perante uma equipa habituada a superar esses limites.
O FC Porto não foi, de facto, sempre feliz nas tentativas de saída de bola, mas conseguiu imprimir mais velocidade, o que é um bom sinal de vida. Houve ali alguns problemas, mas sentiu-se já um ar de campeão… Vem por aí a chama do Dragão?


Curiosidade…

«Amigos, amigos, Abdoulaye à parte» … Fizeram-me rir. Tarja exibida pelos vimaranenses. Eu concordo. Assim não há confusões. 

18 comentários:

  1. Antes de dormir, por intuição, passei aqui. Fizeste-me pensar muito no que disseste sobre o Liedson. Fizeste um grande trabalho. Esperemos que consigamos começar a ter exibições regulares. Bom destaque ao Fabiano, mas o Fernando foi soberbo. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. ora aki esta alguem k concorda comigo! Kelvin? NOP! boa cronica :) SOMOS PORTO

    ResponderEliminar
  3. somos ultras estamos sempre em tudo, para o que der e vier! GRANDE PORTISTA

    ResponderEliminar
  4. Uma visão inteligente do jogo! Vindo de uma mulher, com o devido respeito que tenho a todas, é um texto bem mais real e perfeito do que aconteceu. Grande alerta aos erros da equipa!

    ResponderEliminar
  5. Tu és uma visionária!! Parabéns. Sim, aprovamos Fabiano :) Grandes claques!! PORTO!

    ResponderEliminar
  6. AMO-TE PORTO, mas tens de jogar mais. Parabens à autora do artigo!

    ResponderEliminar
  7. ENORME É ESTE TEXTO! SEM PALAVRAS

    ResponderEliminar
  8. Relato muito elucidativo do que se passou em campo. Muito para refletir também: um bom profissional forma-se aos poucos, com muito trabalho e persistência. É preciso muito esforço para chegar ao topo. O facto de um jogador ter uma boa entrada ou um momento feliz não faz dele um excelente atleta, não no imediato pelo menos. Não é difícil ser brilhante por uma ou outra vez, o difícil é manter-se lá em cima. Esse é o verdadeiro desafio para atingir a excelência. Kelvin poderá, eventualmente, tornar-se um bom jogador, se trabalhar e mostrar capacidades. Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Não devemos deixar que se confunda gratidão com sentido prático e e crítico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo integralmente. Kelvin hoje o que fez? O passado já foi. As preocupações da autora quanto ao presente são merecedoras sim de atenção. E claro que gostamos de Fabiano. Porto até morrer.

      Eliminar
  9. estivemos la como sempre somos PORTO Fabiano é dos nossos!!

    ResponderEliminar
  10. Não gostei da atitude de alguns jogadores. Não gosto de Kelvin e acho bem interessante o teu ponto de vista quanto ao "peso" dele para os adeptos. Boa crónica. Estive no jogo e a exibição deixou muito a desejar. Espera Maicon de início. Algumas más decisões de Paulo Fonseca.

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito do blogue, apesar de não fazer alusão no tema ao FC Porto, o portismo da autora é evidente. Grande adepta e com uma leitura correcta de jogo. Perfeito.

    ResponderEliminar
  12. Mulheres assim precisam-se no futebol!!!!!! Concordo plenamente contigo!! Kelvin?? Poupem-me! Licá bate-lhe aos pontos!!

    ResponderEliminar
  13. Estamos sempre com o FC PORTO. Os verdadeiros não desistem nunca!

    ResponderEliminar
  14. Concordo com tudo, excepção do Josué. Acho que nem no onze deveria estar!!!

    ResponderEliminar
  15. Força grande PORTO! Gostei muito de ler o seu texto.

    ResponderEliminar
  16. Aprecio o ponto de vista da autora e partilho da sua opinião. Fomos bons, sem sermos aqueles "matadores" que éramos na pré-época. Tenho esperança de que o voltemos a ser e confio no Paulo Fonseca. Não confio em Antero, nem Josués e nem Kelvins. Gosto do Fabiano e Otamendi e Mangala são grandes jogadores, mas estão a atravessar uma má fase. Como tal deveriam dar lugar a outros jogadores. Parabéns por este artigo fantástico.

    ResponderEliminar
  17. Kelvin e Josué a titulares é demasiado para o meu estômago!

    ResponderEliminar

PodesDizer