quinta-feira, 14 de março de 2019

Os problemas da dicotomia ( comer carne)

Hoje venho abordar um tema que é bastante polémico. Toda a gente tem uma opinião sobre o assunto e algumas dessas pessoas são bastante radicais no que a ele diz respeito.
Já estou preparada para todos os tipos de críticas – por isso demorei tanto tempo a escrever este artigo.
Consumo de carne - é o meu tema de hoje. Não me quero alongar muito e nem pretendo aliciar nenhuma posição que vocês possam ter sobre o assunto. É apenas o que sinto sobre esta questão.


Sempre consumi carne e outros derivados de origem animal. Parei durante um ano e não foi assim tão difícil em termos de saúde, já socialmente era complicado.
Em 2014, após ver alguns documentários e influenciada por algumas pessoas que estimo, resolvi parar de comer carne, apenas carne. Continuei a consumir os derivados de origem animal tais como ovos, leite, queijo e iogurtes. Do meu ponto de vista, já que me conheço melhor do que ninguém, seria muito difícil parar especialmente com o queijo e os ovos. Tentei sim, mas em vão. Afinal, convenhamos, são muitos anos com o paladar habituado a determinados alimentos. Construímos a nossa dieta desde muito cedo e ela torna-se um hábito, é a nossa forma de nos saciarmos, ao mesmo tempo que damos prazer ao cérebro. Comer, para mim, nunca foi apenas para me manter ativa, tenho um grande prazer em alimentar-me. Desde sempre que adoro desfrutar da comida.
Durante a fase vegetariana experimentei muitos alimentos que até então me eram totalmente estranhos. E confesso que detestei. Tofu, soja, leite vegetal… Foi um horror. Passei de ter prazer a comer para comer por obrigação, vinculada à ideia da crueldade animal (que SIM existe) e também de ser mais saudável. Socialmente é trabalhoso – sim, mas não impossível, é certo.


Quando voltei a consumir carne, aboli a carne vermelha (para meu próprio bem), diminui muito o consumo da carne branca (por consciência), carne bovina também ficou excluída (por opção).
Ao longo dos anos, foram feitos inúmeros documentários sobre o quanto os animais sofrem para nós termos um bom bife, um copo de leite e por aí vai. Quero deixar claro que não sou insensível a esta questão, ou nem estaria a falar dela aqui. Fico chocada com a forma como os animais são tratados para que o povo possa comer. E já para não falar das condições em que a carne chega até nós: com cancro, proveniente de animais doentes, mas que são aproveitados porque é importante vender e alimentar os carnívoros. Sim, estou incluída. Seria pedir muito que os animais fossem tratados com dignidade? Não é lucrativo? Já sabemos que serão abatidos por nossa causa, então não seria crucial um tratamento respeitável e apropriado?
Consumo carnes brancas talvez duas ou três vezes por mês. Não mais do que isso – mas não é suficiente para mudar coisa nenhuma. Estou consciente disso.
A discussão poderia tornar-se bastante longa. É certo que é possível viver sem a proteína animal, afinal a Natureza dá-nos tanto. Estando na minha pele, vivo numa dicotomia como devem calcular. Se ao menos o consumo destes alimentos de origem animal diminuíssem… é certo que não resolvia muito, mas era um bom princípio.
Contem-me o que pensam deste assunto.

A segunda parte deste artigo, que remete para a tortura animal com fins recreativos, será publicada na próxima semana.


JB

14 comentários:

  1. Também consumo carne, nunca tentei parar porque não sou seduzida pela alimentação substituta. Penso que é importante e muito reduzir o consumo de carne para algumas vezes por mês, tentar eliminá-la durante a semana. E seria de uma grande ajuda se a sociedade industrial tratasse os animais com dignidade, já que caminham sempre para a morte, para nós comermos – é um facto. Agora como estes animais são literalmente torturados é um ABUSO – não precisa de ser assim, não tem que ser assim! É apenas porque a indústria está cheia de empresas podres que não respeitam nada nem ninguém!

    ResponderEliminar
  2. se alguém gosta de comer tofu que se acuse

    ResponderEliminar
  3. Não seria tão grave se os animais fossem tratados com compaixão. Infelizmente os documentários retratam os 99% dos empresários deste ramo.

    ResponderEliminar
  4. A cadeia alimentar funciona assim. Os próprios animais comem animais para sobreviver no seu meio. Mas claro que é bem diferente do que aprisionar animais para esse fim. Deviam era ir caçá-los no seu meio não havia tanto consumo de certeza

    ResponderEliminar
  5. o melhor mesmo é não ver essas coisas pronto

    ResponderEliminar
  6. Eu também como carne, mas também já tentei deixar de comer, no entanto perdi 6 kg e fisicamente andei muito em baixo de forma durante os 6 meses em que estive sem carne, pode não ter nada a ver mas não arrisquei

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde. Entendo tudo o que sente relativamente ao facto de comer carne e viver atormentada pela crueldade com que os animais são tratados para comermos. Estive 3 meses sem qualquer tipo de carne e a experiência foi a pior da minha vida. Arranjei problemas no sangue e na medula espinal. Tomava um suplemento mas pelo que agora sei não era suficiente. Custa-me o que se faz aos animais, mas a culpa não é minha. Ou seja então a única forma de parar com esta crueldade é nós pararmos de comer carne, certo? Então e porque não parte dos grandes industriais a consciência de que os seres vivos têm de ser bem tratados? Todos nós morremos um dia não é por isso que tratamos as pessoas com crueldade só por saber que um dia vão morrer!

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde. Está numa boa posição para deixar de consumir carne. O consumo de derivados do animal também é obtido através de tortura e clausura para os mesmos. Aconselho todas as pessoas a verem alguns documentários, como Earthlings. Quanto ao comentário acima, saiba sim que precisamos ser nós a não procurar os alimentos de origem animal. A sociedade industrial rege-se pelo capitalismo. O objectivo são os lucros. Pouco se importam com questões morais. Vejam o ducmentário.

    ResponderEliminar
  9. Sou vegetariana, mas entendo bem a sua situação. Tornei-me uma pessoa sem carnes há 7 anos. Para mim, foi extremamente difícil já que consumia carne todos os dias. Não foi tanto pela exploração animal que é nefasta, mas pela minha saúde e foi uma forma de perder 15 quilos. Hoje não me imagino a comer carne novamente, especialmente agora com todo o conhecimento sobre esta crueldade que leva a carne até ao nosso prato.

    ResponderEliminar
  10. cada tem a sua forma de pensar mas é da carne que provém a maioria dos cancros especialmente da carne vermelha

    ResponderEliminar
  11. O consumo de carne vermelha aumenta em 20% a probabilidade de morte, se for consumida diariamente.

    ResponderEliminar
  12. este assunto tem muito debate em cima eu não como carne por escolha minha, como peixe e já há documentários a propósito também da exploração aquática como vê a solução passa por não comer nada de origem animal

    ResponderEliminar
  13. No ponto em que o problema já está efectivamente diminuir não será a solução.

    ResponderEliminar
  14. Kero lá saber se os animais morrem são para comer e pronto. Esta conversinha dos animaizinhos tadinhos já enjoa

    ResponderEliminar

PodesDizer