quarta-feira, 4 de março de 2020

Não amar não é motivo suficiente

Chegámos a uma época em que não amar não é motivo suficiente para terminar um relacionamento. Eu confesso que isto me assusta. Talvez me assuste que um dia também eu me torne assim. Eu acredito que não, mas a atualidade está repleta destas situações, é quase uma epidemia. O amor está doente. Quase moribundo.
Se nós estamos numa relação em que não há amor, devemos perceber que estamos a sacrificar a nossa felicidade e a da outra pessoa. Nenhum dos dois se atreve a dar o passo da separação e isto prolonga-se por anos ou para o resto da vida.
Há muitas pessoas que não se amam, mas permanecem juntas. Casais que vivem numa constante infelicidade e que se impedem de viver a vida que realmente gostariam. Este tema levou-me a procurar a opinião de várias pessoas, de diferentes idades e em diferentes fases das suas vidas e em diferentes tipos de relacionamentos.
Sinto que devo mencionar que eu não tenho experiência pessoal neste tipo de situações, por isso eu pesquisei, eu li muito, eu falei com pessoas que já tiveram ou têm relacionamentos deste género. O amor e as pessoas fascinam-me. Tenho sempre uma espécie de necessidade de compreender a interação entre o ser humano e este sentimento que move o mundo - o amor, ou a falta dele.
Não estou aqui para julgar, mas o assunto intriga-me.
Aprendi que muitas pessoas são emocionalmente dependentes umas das outras, ou um dos elementos do casal é e isso torna a palavra separação bastante assustadora. O medo da solidão, de não conseguir encontrar outro parceiro, são fantasmas que assombram algumas pessoas que estão neste tipo de relacionamento. Aprendi também que há pessoas que não procuram muito mais numa relação do que companheirismo, aquela amizade que é prometida para o resto da vida. Têm interesses comuns, respeitam-se, fazem coisas juntos, só não há é amor. Amor apaixonado. Porque talvez haja outro tipo de amor: o amor que representa a amizade. A amizade é amor. Mas amor sem paixão. Serão as pessoas felizes assim? Verdadeiramente felizes? A minha dúvida reside em saber se realmente estes casais são felizes, são conformados com uma vida sem paixão? Encontram prazer apenas no partilhar a vida a dois, na sua zona de conforto? Sem amor?

Errol F. Richardson

À medida que o tempo vai passando, estes casais vão perdendo auto-estima e viver sem amor e paixão é aceite como o normal. Cria-se o hábito de estarem juntos, somente isso. Ficam acostumados com a vida que têm, partilham os mesmos amigos e têm uma série de rotinas que não gostariam de perder. Consideram que isso seria um grande problema. Sim, isto é mais comum do que aquilo que se pensa. Geralmente, estes relacionamentos ou são muito longos ou são casamentos. Se houver filhos então... A situação torna-se muito mais complicada. O motivo que une o casal (sem amor) é o amor pelos filhos, pelo bem-estar deles, pela estabilidade das crianças. Por vezes, são dois amigos a criar crianças, outras vezes são dois estranhos que se odeiam. Motivos económicos, estabilidade financeira, enfrentar o julgamento da família por um divórcio, e desiludir os filhos parecem ser motivos bastante fortes para manter duas pessoas que não se amam juntas. Estes casais investem dinheiro, esforço e tempo a criar uma zona de conforto, a criar uma família, mesmo quando já não há amor. Em alguns casos nunca existiu. São os já mencionados relacionamentos de amor de amizade, ou diria eu duas necessidades que se encontram e partilham as suas carências. Estas pessoas sentem medo, insegurança e até culpa quando pensam em separação ou divórcio. Outros têm esperança que o amor resolva aparecer um dia.
Eu acredito que cada casal é único e tem a sua própria história. No entanto, é preciso ressalvar que sacrificar a própria felicidade tem um custo emocional muito elevado.

Se estás nesta situação, deixa o teu comentário. Se não estás deixa também. Já sabem, podem manter-se anónimos nos comentários. Todas as opiniões são bem-vindas.
Fica a questão: se não amar não é motivo para terminar um relacionamento, o que será?

English Version

Not loving is Not enough

We have reached a time when not loving is not enough reason to end a relationship. I confess that it scares me. Maybe it scares me that one day I will become one of those people. I don't believe I will, but these days we see it a lot, it's almost an epidemic. Love is sick. Almost dying.
If we are in a relationship but there is no love, we must realize that we are sacrificing our happiness and the happiness of the other person. Neither of them dares to take the step of separation and this goes on for years or for the rest of their lives.
There are many people who don't love each other, but remain together. Couples who live in constant unhappiness and who prevent themselves from living the life they would really like. This topic led me to seek the opinion of several people, of different ages, at different stages of their lives and in different types of relationships.
I feel I must mention that I have no personal experience in these situations, so I researched, I read a lot, I spoke to people who have had or have relationships of this kind. Love and people fascinate me. I always feel a kind of need to understand the interaction between human beings and this feeling that moves the world - love, or the lack of it.
I'm not here to judge, but the subject intrigues me.
I learned that many people are emotionally dependent on each other, or one of the elements of the couple is and that makes the word separation quite scary. The fear of loneliness, of not being able to find another partner, are ghosts that haunt some people who are in this type of relationship. I learned that there are people who don't want much more in a relationship than companionship, that friendship that is promised for the rest of their lives. They have common interests, respect each other and do things together; the only thing that is not there is love. Passionate love. Maybe there is another kind of love: the love that represents friendship. Friendship is love. But love without passion. Will people be happy like that? Truly happy? My question is whether these couples are really happy or just conformed with a life without passion? Do they find pleasure only in sharing life together, in their comfort zone? Without love?
As time goes by, these couples lose self-esteem and living without love and passion is accepted as normal. The habit of being together is created, that's all. They get used to the life they have, share the same friends and have a series of routines that they do not want to lose. They consider that a major problem. Yes, this is more common than you think. Usually, these are either long-lasting relationships or marriages. If there are children then ... The situation becomes much more complicated. The reason that unites the couple (without love) is the love for their children and the concern for their well-being and stability. Sometimes they are two friends raising children, other times they are two strangers who hate each other. Economic reasons, financial stability, facing family judgment for a divorce, and disappointing children seem to be strong enough reasons to keep two people who don't love each other together. These couples invest money, effort and time to create a comfort zone, to create a family, even when there is no love. In some cases it never existed, it's the aforementioned friendship love relationships, or I would say two needs that meet and share their emotional gaps. These people feel fear, insecurity and even guilt when they think of separation or divorce. Others are hopeful that love will (re)appear one day.
I believe that each couple is unique and has its own story. However, it must be noted that sacrificing one's own happiness has a very high emotional cost.

If you are in this situation, leave your comment. If you're not, leave it too. You know you can remain anonymous in the comments. All opinions are welcome.

The question remains: if not loving is not enough reason to end a relationship, what will be?


JB 

25 comentários:

  1. Gostaria que tu escrevesses com mais frequência fico sempre entusiasmada por ver algo novo

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, que bom que estás de volta, gostava que tu escrevesses mais. Olha minha querida o teu texto está muito bonito, não tiveste a atitude de julgar ninguém. Cada pessoa sabe de si e da sua própria história e todas são dificeis, Ainda bem que nunca passaste por uma situação destas. Eu já tive dois casamentos e nos dois eu casei sem amor. Os motivos foram simples, solidão. Ou talvez o medo da solidão. Não resultaram e hoje aprendi a viver sozinha. Aos 46 anos, mas aprendi. Tens uma alma muito bonita e gosto muito de te ler.

    ResponderEliminar
  3. Guilty. Married for 9 years. Without love. Without passion and 3 years without sex. Reasons? She has money!

    ResponderEliminar
  4. saying hello from detroit beautiful

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito da maneira como escreveu, demonstra maturidade. Lêem-se coisas pelos blogues por essa Internet fora, que Deus no ajude! Toda a gente tem uma opinião a dar sobre a vida alheia. Por aqui sigo na luta pela guarda da minha filha de 13 anos, após 18 anos de um casamento sem amor e nem amizade, apenas nos tolerávamos. Pergunto-me tantas vezes que motivos me levaram a esta situação. Mas acredito que a baixa auto estima.

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito. As tuas questões são válidas. Eu fui feliz com o meu ex marido (durante 11 anos), mas não houve um amor arrebatador e nem grandes noites de sexo. Tínhamos muitas paixões em comum (ciclismo amador era a maior) e fizémos muitas coisas boas juntos, temos muitas memórias boas. Eu não posso ser mãe e ao longo do tempo o tema foi tornando-se frequente e gerava discussões. Eramos bons companheiros. E sim, isso chegava. Eu consigo-me imaginar a viver a vida toda ao lado dele por dois motivos: eu não sou uma mulher que ligue a romance e eu não sou muito chegada ao prazer carnal, eu consigo viver bem sem isso, não sinto falta. Já sei que muitos ficarão chocados, mas eu nunca me apaixonei com amor apaixonado por ninguém. É a minha experiência. Bem-haja a todos.

    ResponderEliminar
  7. Well, you have a cool Instagram and a very realistic way of writing. You know, marriages destroy love because they carry very serious responsibilities like money, children, house and other things to pay. Romance gives rise to problems. There are people who don't miss the emotional or the passion. My ex wife was like that, focused on work. I took care of our children while they were babies. I held on as long as I could. On my eldest son's graduation day, I came home half drunk, we argued and I asked for divorce. I won't be saying what the hell it was, because she thought I loved her. My children gradually accepted it and now our relationship is very close, we talk every day. My ex wife got married and I am a happy single for 4 years. The reasons that lead us to leave marriage are a depp unhappiness, despair. I like your eloquence in writing. Congratulations from Scarborough, Ontario.

    ResponderEliminar
  8. o medo de não ser mãe ou construir uma família levou-me a casar, tive 2 filhos e cada dia o amor entre mim e meu marido era menor. eu sou honesta, eu não o deixei por causa dos nossos filho. Ele teve uma amante durante 3 anos que acabou por engravidar, ainda o perdoei, é verdade, mas pareciamos dois estranhos e ele acabou por voltar para a amante e para o outro filho dele. não é uma história bonita mas é a realidade

    ResponderEliminar
  9. i'm ben, and i want to say you are beautiful

    ResponderEliminar
  10. i'm ben, and i want to say you are beautiful

    ResponderEliminar
  11. Beautiful and inteligent.

    ResponderEliminar
  12. Li alguns posts para trás e gostei bastante. Também sou adepta do FC Porto, mas em outra altura falaremos do nosso clube. Gostaria de saber qual é o seu Instagram. Se alguém me puder dizer. Bem, a minha experiência diz-me que se há algum motivo para deixar um casamento é ter coragem ou apaixonar-se por outra pessoa. Tenho 52 anos. Casei aos 27 anos já grávida do meu único filho. Em 20 anos de casamento o meu marido teve várias amantes, eu sempre pedia o divórcio e ele não aceitava, dizia que iria mudar. Mudava durante umas semanas. Eu sai de casa alguma vezes, mas eu acedi a voltar sempre porque a minha auto estima estava arrasada. Pouco antes de eu completar 45 anos, eu conheci um homem, divorciado, sem filhos, com menos 7 anos do que eu. Apaixonei-me perdidamente. O meu filho estava na faculdade, só vinha a casa aos fins de semana e eu consegui manter esta relação extra conjugal durante 2 anos e meio. Quando uma noite o meu marido procurou por mim na cama, eu percebi que eu não podia fazer aquilo, eu não podia e eu não queria. Como se eu tivesse tido um espasmo oral, eu disse-lhe que eu queria o divórcio. Seguiram-se meses em tribunal, lutas e trocas de ofensas, acabou comigo a abdicar da casa, quando ele me traiu durante 20 anos e ficou com tudo. Não aconselho tribunais e advogados a ninguém, o melhor é chegarem a acordo com o vosso cônjuge. Meu filho manteve-se neutro e dá-se bem comigo, com o meu atual marido e com o pai dele. Relação sem amor são como uma droga,mas uma droga que faz mal, que mata lentamente. É um tema que me diz muito espero que nunca aceda a fica com alguém que não ama, o único caminho é o da separação. Não há nada a fazer. Um grande beijinho e lamento a perda de seu pai.

    ResponderEliminar
  13. sou casado há 24 anos e não sinto desejo pela minha mulher, se eu pedir o divórcio ela fica com metade das coisas que eu e o meu falecido pai construímos, na minha idade não é fácil arranjar amantes e nem conhecer mulheres solteiras, sinto-me condenado a uma vida infeliz, no meu caso o motivo é o dinheiro, a minha filha não iria levantar problemas num divórcio, mas a minha esposa iria querer até as minhas cuecas! estou preso numa jaula é como me sinto

    ResponderEliminar
  14. vendo as histórias dos outros comentários até tenho vergonha de falar na minha, casei porque estava na altura, tinha 32 anos e a família gostava da minha esposa. nunca tivémos um vida intima satisfatória. ao fim de 2 anos de casamento eu conheci um mulher maravilhosa, e mantivémos uma relação extra conjugal durante 4 anos, de alguma forma eu não queria magoar a minha esposa, todos me julgariam. A minha "amante", para mim ela é que era a minha mulher, faleceu num acidente de automovel provocado por um condutor que adormeceu ao volante de um camião. Ninguém sabia do nosso caso, só 4 dias depois da morte dela eu consegui saber sobre ela. Entrei numa profunda depressão, muitas baixas médicas, muitos comprimidos, a minha esposa não faz ideia do motivo do meu estado e 1 ano depois de isto , eu ainda não consegui pedir o divórcio, para quê? perdi a mulher que eu amava, sinto-me sem rumo. eu e a minha esposa não temos intimidade há muito tempo e agora isso é uma benção para mim, penso que mais cedo ou mais tarde o divórcio vai acontecer. mas nao sei. desculpem o desabafo.

    ResponderEliminar
  15. Não estou nesta situação e nem nunca estaria! Era só o que faltava, nos tempos de hoje não se justifica mentir. Se não amas uma pessoa, diz-lhe que não dá e segue em frente. Filhos? Mais uma desculpa para quem não tem coragem! Tretas!

    ResponderEliminar
  16. Quem vive em relações assim, sem sentimentos de amor e paixão são os covardes. Boa tarde.

    ResponderEliminar
  17. Viver com alguém sem amor é a pior coisa da vida! Também concordo que a desculpa dos filhos não serve, estamos em 2020 e não em 1960!!

    ResponderEliminar
  18. Eu sei do que falas, eu vivi 12 anos numa relação de amizade, pelo meio houveram 2 filhos, mas um dia não aguentei mais. Eu nem me sentia homem!! 12 ANOS DA MINHA VIDA PERDIDOS!

    ResponderEliminar
  19. I follow you on Instagram. You are so smart and you talk so well about feelings, you beautiful girl. My wife and I are more partners than lovers. I have a calm life, my kids are already in college and now that we are alone, I realize the hole that exists between us. I dont know what to do. I'm 50 years old and I feel like I'm 100. :(

    ResponderEliminar
  20. Há amores que morrem com o passar dos anos. Não é fácil mantermo-nos apaixonados o tempo todo. Há poucas pessoas assim no mundo, acredito que sejam abençoadas. Sentir amor o tempo todo, paixão. Ingredientes para uma vida feliz e plena. Bom dia para a menina.

    ResponderEliminar
  21. os momentos mais maravilhosos da minha vida são quando a minha esposa está fora!!!!

    ResponderEliminar
  22. I follow you on Instagram, but I rather not say my name. I'm American, I live in a small town called Hot Springs. I have been married on second nuptials for 13 years. My first marriage was passionate, but there was no respect and we were very immature. I married for the second time at the age of 33. I have a son with my second wife, he is autistic. I didn't want to have children, but it ended up happening. I married without love, since the beginning. She is a good mother, a good person, takes care of the house, the bills, our son and still has a part-time job. I admire her, but I feel like I live with a sister, or a cousin. We haven't been intimate for over 4 years. 2 years ago, I met a woman through Facebook 5 years younger than me, single. We started talking because we had a passion for country music in common, she lives in a state 8 hours away from my city, it's 510 miles. After a year we met in person and contrary to what people say about social media, she is much more wonderful live than on the phone. We have had a relationship since the day we met, it was inevitable, she is everything I always wanted to have. With her, I would have 20 children if she wanted to. I can't get away often to see her and she can't come to my small town, everyone would want to know who she is. My wife doesn't even talk about us not having sex, it seems to me that she thinks it's normal. The woman I love doesn't pressure me because of my son, he is only 9 years old, but I feel that she is distancing herself and, despite all the love, I am afraid that the wait will make her leave me. The truth is that whoever most deals with my son's illness is my wife, I am afraid that a divorce will traumatize him, I have not told anyone that I have another woman, but I am thinking of looking for some help. Each day away from her is less a day of happiness. I hope you can understand that there are reasons behind the supposed reasons that people think they know about couples and marriages. I am glad that you havent judged. In addition of being a beautiful girl, you are respectful and sensitive. Keep writing. It is a pleasure to read your words. Have a nice friday.

    ResponderEliminar
  23. Tópico interessante. Gostei. Bem eu penso que o medo e a falta de coragem são os principais problemas de pessoas que vivem juntas, mas não se amam. Eu casei por amor aos 24 anos, mas foi um amor breve, não era a tal. Quando eu falei pela primeira em divórcio, a minha mulher quase me bateu. Ficou furiosa e disse que me proibiria de ver os meus filhos se eu avançasse com o divórcio. Eu tinha 30 anos, dois filhos (3 e 5 anos). Mas isso não me deteve. Antes dos 33 anos eu já estava divorciado e consegui a guarda partilhada. Ela ficou com a casa, 2 carros, etc. Eu fiquei com dois empréstimos para pagar até que eu tenha 65 anos!! Mas sabes? Eu faria tudo de novo. Apaixonei-me há poucos meses, e é a melhor sensação do mundo. Passear com ela na rua, livremente, mãos dadas, ter carinho, ter uma pessoa que me entende. Não há preço que pague isso. Os meus filhos ainda se estão a habituar à minha relação, mas tudo está a correr normalmente. Por vezes, fazem birras, mas eu sei que tudo isto passará. Não me arrependo de ter terminado o meu casamento, arrependo-me sim de ter casado.
    (lamento o empate do teu Porto, diz um Sportinguista miserável)

    ResponderEliminar

PodesDizer