quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Fim de um bom ciclo… Título triste. Porque não “Início de uma nova era”?

Image by http://www.behance.net/vascomendesdasilva
Para aqueles que já não acreditam no FC Porto, instituição, jogadores, equipa técnica, um recado: já devem ter percebido que treinadores/gestores de bancada não passam daí, da bancada.
Estamos sem limites. Preocupados. Tristes. Envergonhados. Sem ânimo. Ou, diria, estão. Eu não estou.

O FC Porto é em mim uma história, uma vida, uma maneira de ser, a forma mais pura de amor que sinto. Porque, independentemente das burocracias, das manias do “futebol moderno”, dos empresários ou das SAD’s, eu amo o FC Porto de igual forma. Ou melhor, eu Sou FC Porto. Não porque é giro, ou porque ganha muitas vezes. Eu amo a cidade e as suas “gentes”, o Clube, as claques, a mística do símbolo do Dragão. Eu amo a evolução Azul e Branca, que conquistou cada degrau da sua história com suor e determinação. Soube impôr-se ao país, ao mundo. Tudo em mim respira FC Porto.

A distância apurou este sentimento ao longo dos anos. Viver na cidade dos rivais diretos faz com que o meu Portismo esteja sempre acima de tudo. Tudo mesmo. E bem mais apurado. Sacrifico a vida pessoal, familiar, social, financeira. Tudo gira em torno do Dragão. Chamar-lhe sacrifício é falso. Faço-o com gosto e queria poder ver o Estádio do Dragão todos os dias. Passar por aquela Alameda todos os dias. E, agora, ir também ao Museu todos os dias. Tenho o privilégio de poder ir ao Dragão muitas vezes (FELIZMENTE) e ir aos jogos fora igualmente muitas vezes. Aliás, eu abdico de quase tudo para poder viver mais e mais o FC Porto. Não é fanatismo, é Amor. Amor Azul. Amor que me preenche. Amor que me ajuda a superar muitas coisas. Tantas vezes as vitórias do FC Porto me fizeram esquecer as minhas derrotas pessoais.

É verdade que o futebol é a minha modalidade de eleição. Sou mesmo uma “croma da bola”. E paremos aqui. Pois esta é uma altura difícil para os que vibram acima de tudo com o futebol.
Também eu já analisei inúmeros esquemas táticos. Os de Paulo Fonseca são realmente confusos. É certo que esta confusão dentro do nosso treinador (e dentro do campo) se deve à ausência de Moutinho. João Moutinho, uma perda difícil de reparar. Um “volante”, ou mais do que isso, Moutinho era mesmo o nosso “motor”. O meio-campo treme, deixando a defesa a cometer erros inacreditáveis. Eu entendo que Fonseca não sabe o que fazer, porque “pegar” nos Tricampeões sem alguns dos principais protagonistas desse título não é viável. Não é fácil. É preciso coragem para aceitar um projeto nestas condições. Começámos bem, mas fomos perdendo gás até nos arrastarmos em campo. Motivos? Excesso de confiança de alguns, falta dela noutros casos, Paulo Fonseca não tem “um” Moutinho. Jackson falha, já está crucificado. Se pensarmos bem, o nervosismo que se apoderou dos jogadores chega ao ponto em que com uma baliza aberta, 4 ou 5 jogadores do FC Porto não conseguem acertar. Os adeptos exigem, o que é bom. É positivo não deixar os jogadores andarem a passear em campo. Lembrar-lhes o que é representar o Futebol Clube do Porto – muito importante. Mas nunca esqueçam: eles não são Porto, nós é que somos. Eles representam o Clube. Nós somos o Clube.

Há muitos problemas táticos na equipa, verdade. Há poucas soluções, verdade. Mas é o que temos, muito verdade. São estes jogadores que temos de apoiar. São estes jogadores que temos de arrepiar e fazer chegar até eles um milésimo do sentimento SER PORTO.

Não destacarei nenhuma individualidade, não gosto de o fazer. Mas há jogadores no plantel com poucas qualidades técnicas. E, aqueles que as têm, andam a afogar-se taticamente entre os adversários. Paulo Fonseca inventa demasiado, mas gostava de perguntar a todos os que lerem este texto: depois de todas as tentativas que o treinador já fez, nenhuma serviu ao meio-campo. Qual julgam ser a fórmula ideal para “esquecer” Moutinho? A equipa está desorganizada taticamente porque Paulo Fonseca não tem como “arranjar” o meio-campo. Estamos muito dependentes dos laterais, usamos os extremos no centro e os jogadores de dentro nas linhas… Tudo está trocado. Não servimos Jackson e ele já não consegue servir a equipa devido às sucessivas desilusões que sabe ter provocado nos adeptos. Já não conseguimos converter marcas de grande penalidade. O lado psicológico está a dominar… Nós não estamos bem e os jogadores também não.

Quanto a vós não sei, mas eu estarei aqui ou no Dragão com a mesma força de sempre, com a mesma vontade de vencer de sempre e é isso que quero transmitir aos jogadores. Que eles conseguem, que eles são capazes de nos fazer sentir orgulho. Que eles conseguem “cuspir fogo”. Direi sempre “presente” para os ajudar a erguer. Mas vamos a erguer rápido. O Dragão não gosta de adormecer.

O bom de uma fase má é o prazer de a conseguir ultrapassar.

Obrigado às Claques do FC Porto. Obrigado por nos representarem. Fazem o que tem de ser feito. Mas sempre com um enorme Amor ao Clube.
O Amor que os verdadeiros sentem pelo Clube vai inspirar a equipa daqui para a frente.
Pelo FC Porto? Tudo.

É a minha opinião que estou a partilhar. Não estou a apontar factos irrevogáveis.



+Juliana


Texto escrito para o site: http://maisfcporto.com/

Pode ser encontrado aqui:

http://maisfcporto.com/index.php/portistas/2136-fim-de-um-bom-ciclo-titulo-triste-porque-nao-inicio-de-uma-nova-era

Ou no Facebook do site:

https://www.facebook.com/maisFCPorto

16 comentários:

  1. ja vi na pagina grande texto grande PORTISMO!

    ResponderEliminar
  2. sou seguidor dessa página! GRANDE TEXTO! adorei adorei adorei

    ResponderEliminar
  3. Emocionou-me! Não sabia ainda dessa página, que bom site! Escreveu um texto maravilhoso. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Lindo SENTIR PORTO!! Parabens!

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito!! Quanto à pergunta, Defour, na minha opinião. Continue a escrever assim! Parabéns.

    ResponderEliminar
  6. na cidade rival e a sentir mais Porto do que alguns da Invicta!!! PARABENS RAPARIGA!!

    ResponderEliminar
  7. Defour para o lugar de Moutinho :)

    ResponderEliminar
  8. fã do blogue e agora fã do site :) defour para substituir joao moutinho, e nao inventar mais. josue para o banco, lica e varela a extremos. josue para a segunda parte, agora com quaresma vai ser bombastico! bom artigo!! era logo varela e quaresma!

    ResponderEliminar
  9. bonito texto, incrivel!

    ResponderEliminar
  10. Como ja disse BRAVO. Um sentimento unico, aqui bem transparente. Quem dera que alguns respondessem porque sei que o leram. Parabens por este texto.

    ResponderEliminar
  11. Já tinha lido este texto, gosto muito do site maisfcporto. É um texto de grande Portismo, força, crença na equipa. E acima de tudo apela a que amemos mais a nossa equipa. Respondendo à tua questão.Lucho, Defour, Fernando. Defour tem mais experiencia. Parabens pelo texto.

    ResponderEliminar
  12. erguer sim senhora, é a palavra de ordem. sábias palavras que mostram o que é ser PORTO. Herra ou Defour e sem mexer no 4x3x3 Parabens à autora do texto.

    ResponderEliminar
  13. Tudo dito. Isto é ser PORTO. Parabéns! Defour, Carlos Eduardo,Herrera que assumam o lugar de Moutinho :)

    ResponderEliminar
  14. escreves muito bem :)

    ResponderEliminar
  15. Obrigada por seres tão FUTEBOL CLUBE DO PORTO.

    ResponderEliminar
  16. facilmente se percebe que é uma pessoa de enorme valor

    ResponderEliminar

PodesDizer