domingo, 29 de dezembro de 2013

Visitado 0 x 0 FC Porto - A nossa força é assim tão banal?

O melhor Sporting contra um FC Porto irregular, reduzido a 10 elementos. Mesmo assim, não conseguiram vencer-nos!
Uma das tarjas exibidas pela Juve Leo - Juventude Leonina - Associação
Julgava que os arrogantes éramos nós – Portistas. Fico deveras feliz por, em termos competitivos, o Sporting estar a vir ao de cima. Afinal, torna-se aborrecido vencer sempre aos mesmos. Mas deixa-me francamente abismada como são donos de uma arrogância e baixo nível tremendos. As tarjas que exibiram provam a vossa pequenez. Injuriar a vida privada dos que nada têm a ver com a estrutura do FC Porto, trazendo para um jogo de futebol recados que constituem ofensas à integridade de famílias e de determinadas pessoas é demasiado baixo até para vós, que vêm do fundo da tabela. Devo dar-vos os parabéns, conseguiram que o clássico se realizasse sem classe.
Onze Titular
Somos o FC Porto, o Tricampeão. Temos o melhor plantel, com grandes jogadores que, tecnicamente, são perfeitos.

É certo que ainda não funcionamos em pleno. E é certo que também já deveríamos ter corrigido grande parte dos erros que ainda cometemos. Vemos os nossos jogadores envolvidos no melhor e no pior dos lances do jogo. Os atletas são um todo, como qualquer ser humano, por vezes erram. Como adepta Portista não gosto disto, mas como comum mortal que sou, entendo-os perfeitamente. Não se educam físicos simplesmente, é preciso haver preparação técnica e tática e psicológica. A complexidade corpo-mente é uma realidade meus amigos. A alta competição não é algo que quem está na bancada a assistir possa entender.
Privilegiamos jogadores com capacidade de improvisação, jogo ofensivo, capacidade técnica elevada. Queremos o domínio da posse de bola. Queremos criatividade.

Aos meus leitores, como já devem ter percebido, desta vez não farei crónica. Prefiro destacar as qualidades dos nossos jogadores, como poderão ler mais à frente.




Destaque

Agressão a Danilo aos 17’m.


O Meu Homem do Jogo: Fabiano










P.S.: Relembro que o Visitado só jogou contra nós nesta fase da Taça da Liga porque ficou em 7º lugar na época passada, não sendo considerado cabeça de série.

Aqueles que levam o FC Porto mais longe, aqui e agora em ANÁLISE!

1. Helton – um dos Dragões do meu coração. Erros apenas por precipitação ou falta de apoio. Já foi a nossa salvação inúmeras vezes. Espírito de avançado. Reposição rápida de bola, o que permite construir o jogo desde trás como a equipa gosta. Excelente comunicador, coordena bem os colegas.
24. Fabiano – poucas falhas, muita segurança, alheio à ansiedade (factor determinante num guarda-redes). Boas saídas à bola. Raramente coloca a baliza em risco.
2. Danilo – lateral de raiz, tem um impulso forte em subir tendo como alvo sempre a baliza adversária. Inteligência tática, dono de “grandes pulmões” é rápido, cruza muito bem, a sua maior arma é a sua versatilidade. O jogo do FCP é muito dependente dos laterais, logo, quando Danilo erra, é crucificado. Para quem não sabe, no Brasil os laterais não têm de pressionar, algo que é de difícil adaptação quando se chega ao futebol europeu.
4. Maicon – alivia a baliza nos momentos de aflição (para isso muito contribuem os seus “balões”). É o outro Dragão porque quem nutro um sentimento vasto. Quando erra, coloca em risco a baliza do compatriota. Excelente nos passes, sobe demasiado e nem sempre recupera a tempo de voltar à sua posição. Ótimo cabeceador. Cortes providenciais.
13. Diego Reyes – bom tecnicamente, marca bem, tem altura, vontade de aprender e uma larga margem de progressão. Polivalente posicionalmente.
22. Mangala – corta mal a bola por vezes, é certo, carrega muito os adversários. É um jogador puro, “raçudo”. Rápido nos espaços abertos, muito poderoso na marcação, tem uma capacidade física que nunca se esgota. Jogador possante. Não dá hipótese no jogo aéreo.
26. Alex Sandro – excelentes passes, bons cruzamentos e desequilíbrios. Boa capacidade para se impor ao longo do corredor esquerdo. Dinâmico na antecipação.
30. Otamendi – os erros têm fragilizado o central mais regular do Campeão. A atual desorientação não apaga a sua essência: tem boa leitura de jogo; bom no desarme do ataque adversário (no um para um). Dono de uma personalidade forte, possui uma “agressividade” positiva, antecipando-se nos cortes, não dando hipóteses ao adversário.
3. LuchoEl Comandante, o capitão respeitado. Entre a posição “8” e “10” Lucho acaba por fazer um pouco de ambas. Preciosos remates, visão de jogo. Jogador de classe, criativo e muito hábil.
8. Josué – jogador jovem que precisa de ser mais potenciado e disciplinado. Sente demasiado o Portismo que o invade. Bons remates, cria situações ofensivas. Tem muito futebol dentro dele.
10. Quintero – muito talento e muito agarrado à bola. Remate perigosamente certeiro.
15. Izmaylov – menos rápido, menos explosivo do que outrora prometia ser. Demasiados problemas a afetar a sua carreira. Bom remate. Pode jogar no meio ou no flanco.
16. Herrera – adaptação difícil ao nosso futebol, acusa nervosismo e inexperiência. Capacidade para aparecer no último terço do terreno, o mexicano tem boa mobilidade, bom remate de longa distância. É lutador e dá intensidade ao jogo.
20. Carlos Eduardo – ambição, excelente passe, visão de jogo, manobras ofensivas, boas transições defensivas, excelente nas bolas paradas. Procura sempre a bola, usa a sua criatividade sem medo, um número “10”.
25. Fernando – não sei se tenho palavras para ti. Nível exibicional fabuloso que nunca falhou. Visão de jogo, capacidade técnica, sempre bem posicionado. Cortes do outro mundo, o médio recupera bolas como ninguém. É um pilar. Um trinco fenomenal.
35. Defour – jogador incansável em tentar impor-se no 11 titular. Não brilha a jogar numa posição mais avançada, mas faz tudo o que lhe pedem. Tem garra e joga sempre com precaução, tentando compensar a subida do “polvo”.
Quaresma – sempre privilegiou as ações individuais. Tem muita técnica, é explosivo e veloz e dono da prodigiosa trivela.
9. Martínez – dono de uma capacidade técnica exímia, gosta de fazer “arte” nos seus golos. Grande forma física, percorre todo o terreno de jogo. Não é apenas um marcador, é um jogador.
11. Ghilas – fisicamente muito forte, é um jogador aguerrido. Muita margem de evolução pela frente.
17. Varela – bom desequilibrador, experiente, forte, bons cruzamentos e uma dedicação extrema ao Clube. É sempre o mais inconformado quando a equipa não joga bem.
19. Licá – o extremo/avançado que tem estado numa fase negra (após um início brilhante no FCP) é dono de inúmeras capacidades que não podem ser esquecidas: frieza, velocidade, bons dribles, excelentes diagonais. Ultimamente tem ajudado mais no sector defensivo, onde a nota é positiva. No entanto, é sabido que é a extremo puro que o FC Porto precisa dele.
21. Ricardo Pereira – talento na execução, rapidez.
28. Kelvin – bom a encontrar espaços para passar pelo maior número de adversários possíveis com destino à baliza ou para fazer bons cruzamentos. Jovem com muita margem de evolução.


Desejo aos “meus” jogadores - aos que estão, aos que vão e aos que virão - um próspero ano de 2014, cheio de sucessos.

Votos De Um Excelente Ano 2014 Pessoal. Sejam Felizes!

23 comentários:

  1. Que prazer acordar e ler esta excelente avaliação. Um orgulho ter alguém tão ciente do futebol. Parabéns e um bom ano novo com muitas vitórias portistas.

    ResponderEliminar
  2. O FCP jogou muito mal, horrível mesmo, mas ao ler as tuas palavras tudo fica diferente. A visão turva e irritada dá lugar a uma nova esperança, relembrando do que os nossos jogadores são capazes. Parabéns por nos fazeres sentir isso cara portista. Boas entradas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esta mulher dá-nos ânimo!

      Eliminar
    2. quem é a autora? isto é para destacar! a nível internacional!

      Eliminar
  3. só hoje vi o blog parabéns por este magnifico trabalho!!

    ResponderEliminar
  4. eu ando às voltas com o treinador e determinados jogadores, mas ao ler o que escreveste sobre eles, até parece que suaviza o mal que andam a fazer em campo, muito bom texto! quanto aos lagartos vão para a PQP, umas crianças para nós!

    ResponderEliminar
  5. Todos os jogadores, conforme tão bem descreves têm características positivas,menos o russo que já não faz falta. Precisam é de um novo timoneiro! PF não serve.

    ResponderEliminar
  6. O nosso grande FC Porto precisa de mais adeptos assim, que sejam esclarecidos, que saibam o que estão a escrever. Isto sim, dá gosto ler. Acredito nas nossas capacidades, será um ano cheio de AZUL tenho a certeza. Boas entradas
    ps - os lagartos não tem estaleca para nos :P

    ResponderEliminar
  7. Uma análise que transcende muitos "peritos" do futebol! 5* ;) ah e o "visitado" (morri a rir só com o título) foi um jogo de treino para nós. Bom ano novo Ju.

    ResponderEliminar
  8. ATIREM-SE AO FOSSO! SOIS UNS GRANDES FDP!! FCPORTO SEMPRE ACIMA DE TUDO E TODOS!

    ResponderEliminar
  9. Antes de mais, parabéns pela excelente análise. Li as crónicas anteriores e esta marca a diferença a fechar o ano. Muita inteligência a descrever os jogadores, tudo verdades. A ironia e o alerta do quanto fomos mal recebidos em alvalade merece destaque. parabéns é um gosto ler texto assim. boas entradas e muito sucesso, que já tem mas que ainda tenha mais.

    ResponderEliminar
  10. os jogadores não estão bem psicologicamente

    ResponderEliminar
  11. gostei mesmo! terminar o ano a ler este artigo, dá-me ainda mais portismo do que aquele que já sentia! bom ano!

    ResponderEliminar
  12. kkkkakakakakak fartei-me de rir, o clube visitado para nos treinarmos é mesmo fraquinho :P
    concordo com a tua excelente análise a cada um dos jogadores acho que o Licá que é brilhante, à Porto, é um grande jogador que está a "morrer" aos poucos, algo se passa naquele balneário ou no cérebro de PF.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. verdade, o licá joga muito bem na esquerda e PF mete-o na direita

      Eliminar
  13. como o licá há outros a serem queimados, espero que a SAD abra bem os olhos, boas entradas a todos os Portistas e parabéns pelo texto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Licá agora vai aprender com Quaresma, as coisas vão ajeitar-se.Vítor Ribeiro

      Eliminar
  14. mangala é o melhor. PF um zero à esquerda! lagartos são lixo, mas esta análise às capacidades técnicas dos jogadores revela grande inteligência pouco habitual numa mulher, não querendo parecer machista, pois não sou e até admiro mulheres assim. Feliz ano novo e continua assim.

    ResponderEliminar
  15. esta rapariga/mulher/senhora é BRILHANTE!! devia era ir comentar na tv e defender a nossa honra com toda esta sabedoria!

    ResponderEliminar
  16. dos mais belos textos que já escreveste, parabéns porque tens muito talento e sabes muito mais de futebol do que os "grandes homens". aproveito para desejar um feliz 2014.

    ResponderEliminar
  17. Excelente crónica! Relato perspicaz da ida a Alvalade...Uma análise extremamente inteligente dos pontos fortes da equipa. Texto muito "apetitoso" de ler e de fácil entendimento.

    ResponderEliminar

PodesDizer