sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Quando vai parar de doer?


Não esperem um texto motivacional, inspirador ou positivo. Não esperem palavras bonitas e cheias de força. Se é disso que estão à espera, aconselho-vos a parar por aqui.

Há um mês atrás, por esta hora, eu já estava órfã de pai. Um mês e continua a doer como se tivesse acontecido neste segundo. Os sentimentos continuam inflamados com fúria e revolta.
O pai faleceu por causa de um cancro no estômago silencioso, traiçoeiro e inoperável. Tudo aconteceu em pouco mais de um mês: o diagnóstico, o sofrimento e a morte. Serei breve. O pai começou a sentir-se indisposto no início de Agosto (2019). Ele sempre “vendeu” saúde, no início ninguém pensou tratar-se de algo tão letal. Duas semanas indisposto e após alguns vómitos, o pai foi ao médico – umas coisinhas leves para aliviar o mal-estar no estômago e nenhum exame foi feito. Isto pode soar a uma crítica, mas neste ponto eu já não sei quem culpar ou criticar – toda a gente e ninguém ao mesmo tempo. Eu percebo que por um mal-estar numa pessoa que sempre teve saúde não é propriamente um sinal de alarme, mas já eram duas semanas a sentir-se mal do estômago. A meio do mês de Agosto o pai perdeu quase todo o seu sangue num compulsivo vómito que o levou à urgência e onde soubemos que ele tinha cancro. Um belo de um cancro. O pai ficou muito triste e sentiu-se culpado por não ter ido antes ao médico, os manos e a mãe alimentaram algum tipo de esperança divina ou sobrenatural e eu? Bem, eu já temia que não era apenas uma úlcera e apesar do meu cérebro científico suspeitar há algum tempo que seria de facto cancro, o meu coração de filha incitava-me a ter esperança que fosse algo menos sério. Seguiu-se uma enxurrada de exames – aqui o SNS funcionou sem nada a apontar. Foram rápidos e o pai sempre foi bem atendido e tratado com respeito e seriedade e, claro, prioridade máxima. O cancro era terminal. Já espalhado e era enorme - metade do seu estômago era cancro.
Os médicos que cuidaram do pai não foram 100% sinceros, mas foram 80%. O meu irmão vive na Alemanha e desde o início de Setembro que os médicos pediram à mãe que reunisse os filhos. Falámos por telefone com a médica que estava com o caso do pai e ela disse-nos que seria uma questão de meses, não teríamos mais tempo. O pai não pode fazer tratamentos, o sangue dele estava com níveis assustadores, além de uma severa anemia. Chegaram as dores intensas no estômago, a morfina não estava a ajudar e o pai foi novamente às urgências por causa da dor. E pronto, tudo acabou aqui. A médica cuidou dele como se houvesse esperança, mas não havia e ela acabou por pedir à mãe que chamasse os filhos pois o pai não sobreviveria à noite. E não sobreviveu.
Não que haja tempo suficiente para que se possa aceitar uma sentença desta força, mas um mês? Nós nem conseguimos respirar fundo e o pai já estava sepultado. Estou dormente até hoje. Penso tantas vezes que é mentira, que isto é uma espécie de realidade paralela. Como é que a minha mãe pode ser viúva? O pai morreria de velhice, pelo menos na minha cabeça seria assim.
Sobre o pai… Ele viveu a vida como ele quis. Amigos, família, festa e o seu copo de vinho nunca faltaram. O pai ajudava toda a gente e toda a gente gostava dele. O meu pai amou-me a mim e aos meus irmãos em todos os momentos das nossas vidas. O pai amava sem pedir nada em troca. O pai… o meu pai… o nosso pai… o marido da minha mãe. O centro da nossa família, o centro das atenções, o ex-combatente do Ultramar. Quem vai falar sem parar na noite de Natal? Nunca mais será o mesmo. Nada nunca mais será igual. Tão injusto. Tanta dor. Estamos destroçados, despedaçados, dilacerados. Eu não consigo olhar-me no espelho e pensar que eu já não tenho o pai comigo. Dói demasiado. Isto não vai cicatrizar nunca? Quanto tempo dura esta angústia?
O meu pai era tão amado. Quero deixar aqui o meu profundo agradecimento a toda a nossa família (paterna e materna) que sempre estiveram lá para nos manter em pé quando a única vontade era morrer também. Foram incansáveis. E não apenas na morte do pai, durante o mês em que ele adoeceu estiveram sempre presentes. Os meus tios, os meus primos, os amigos do pai, colegas de trabalho, toda a gente mesmo – o pai nunca esteve sozinho nem na doença e nem na sua morte.
Às pessoas que estiveram do meu lado presencialmente ou do outro lado do telefone o meu obrigado não é suficiente. Eu tenho pessoas tão boas na minha vida, elas trazem um pouco de luz à escuridão que me tem perseguido. Pessoas de quem eu não esperava nada. E também há aquelas de quem eu esperava algo e não obtive nada. O cancro não se pega, não tenham medo que não é contagioso.

A todos aqueles que enfrentam (ou enfrentaram) este monstro o meu abraço sentido de força. O cancro atinge os “inatingíveis”.
Obrigada pelo vosso tempo.


JB

19 comentários:

  1. os meus sentimentos, infelizmente sei o que está a passar. passe no site da liga portuguesa contra o cancro, ajudou-me muito

    ResponderEliminar
  2. Tenho 45 anos e estou viúva há 3. Fígado. A dor adormece-nos, torna-nos distantes. Por um tempo o mundo vai parecer um lugar estranho, é uma violenta adaptação à ideia da ausência. Muita força para toda a família e parabéns pela coragem.

    ResponderEliminar
  3. Muita força e parabéns pelo testemunho impressionante!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Estou sem palavras. Muita força

    ResponderEliminar
  5. Bom dia. Eu estou muito triste, sigo-a no Instagram e já sabia que tinha perdido seu pai. Eu perdi o meu irmão há 3 anos com cancro no pulmão. Também já descobrimos em estágio 4. A dor não vai embora e a perda física custa muito, mas aprendemos a sorrir de novo. Força para si e para os seus irmãos.

    ResponderEliminar
  6. Um mês , como assim? é inacreditável que ninguém invista em descobrir o mal para este monstro! é demais meus pesames a toda a familia lembra do teu pai como uma pessoa cheia de vida como parecia ser grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Perdi o meu pai também há 5 anos atrás. Cancro na próstata. 7 meses foi o nosso tempo. Ainda hoje me sinto órfã. Não sei se é um sentimento que fica para sempre, mas até agora conitnua "inflamado" como tu dizes. Os meus pesames.

    ResponderEliminar
  8. Minha querida eu estava grávida de 11 semanas quando descobri que eu tinha na mama. tinha quistos sebáceos e descobri numa ecografia de rotina. Estava no estágio III e era agressivo, foi uma luta, eu não queria perder o meu bebé. Chorei muito, tive ataques de pânico, estive de baixa toda a gravidez. Tive um excelente acompanhamento médico também pelo SNS e a médica que cuidou de mim sempre teve em conta o bebé, mesmo quando eu disse que talvez fosse melhor abortar, sim eu disse isso. Eu queria muito ser mãe, mas eu queria mais viver. Fiz cirurgia e passado um mês quimio de 3 em 3 semanas, havia riscos para o bebé mas felizmente ele nasceu saudável e já tem 2 anos e eu continua em vigilância para o resto da vida. O meu cancro é de origem hormonal eu nem sabia que isto existia, ou seja pode voltar quando ele quiser. Sei da dor que você e a sua família estão a sentir, mas não na intensidade que demonstra nas suas palavras. Este monstro ceifa vida e sonhos e concordo com um comentário a cima que diz como é possível em 2019 não haver avanços? Cientistas incapazes? Ou indústria da saúde esconde os avanços? Os meus sentimentos e muita força.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pela transparência. Pela descrição da doença real, do impacto real e não aquelas história de que somos todos heróis e superaremos o cancro. Não, não é assim!! Parabéns pelo testemunho faz também na Liga Portuguesa contra o cancro eles recolhem os dados para estudo

    ResponderEliminar
  10. Os meus pesames a toda a familia realmente um mes muito triste

    ResponderEliminar
  11. O meu pai também morreu de cancro em 2013. É muito difícil para mim exprimir tudo o que senti. Foi diagnosticado no dia 12 de julho de 2012, cancro no pâncreas num estado muito avançado. O meu pai queixava-se das dores na zona do abdómen, mas nunca, nunca, pensávamos que ele estivesse tão mal... Após o resultado da TAC, foi um choque, um pesadelo, não podia ser verdade, não podia ter um cancro no pâncreas com metástases no fígado, na parede do intestino, na parede do estômago. Toda a parte abdominal estava mal... Porquê o meu pai? Foi logo entregue aos cuidados paliativos e ele ainda estava bem, 5 meses e o meu pai faleceu. Ele sabia que ía morrer, foi tudo tão doloroso. Ainda me emociono a falar disto. Entendo a tua dor e não finjas que está tudo bem, não e nunca vai ser igual. Mas terás o resto da família apoiem-se uns aos outros e relembrem-no sempre antes do cancro. Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. JB, eu sigo-te no Instagram. Dói-me ver o teu sofrimento. Eras tão cheia de vida. Não te deixes ir abaixo, eu perdi o meu irmão quando ele tinha 38 anos. Cancro no pancreas. Era meu irmão e meu amigo. 4 meses foi o nosso tempo. Não tenho palavras tão poderosas quanto as tuas, até porque já passaram 6 anos. Eu tenho 34. Bem, foram 4 meses em que os meus pais envelheceram 30 anos. A minha cunhada estava grávida de 4 meses quando descobrimos o cancro. Aos 8 ficou viúva. Não te sei pôr em palavras a minha dor. Mas pelo meu sobrinho nós temos de nos permitir viver. Obrigada pela partilha sem medos. Força.

    ResponderEliminar
  13. Emocionei-me porque estou a enfrentar o monstro. Tenho 46 anos e há 4 meses que soube que tinha cancro no intestino em estágio III. É operável, mas muito agressivo. Ainda não pude ser operado. Sigo a menina pelo instagram e oude perceber a dor por ter perdido o seu pai. Os meus sentidos pêsames. Espero em breve vir aqui dizer que venci. Agora seguimos com quimioterapia. Força a toda a família.

    ResponderEliminar
  14. Perdi o meu pai em 2017 após 2 meses de termos descoberto cancro no estômago. Percebi que o meu pai não iria sobreviver exatamente quando um dos médicos da urgência perguntou se havia família chegada a viver, à semelhança do que lhe foi dito à sua família. O meu pai nunca tinha nada, a única coisa que me ocorre foi que partiu o pé em 2003. Nada mais, o que levou à descoberta do cancro foi uma dor de estômago intensa que durou 3 dias, ao fim do 3º dia fomos à urgência. E foi uma história muito parecida à sua. As notícias eram em catadupa, só dava vontade de me atirar de uma ponte. Parecia um pesadelo e que os médicos estavam a gozar com a minha cara. Não tenho nada a apontar ao IPO do Porto, mas também não estou grata por nada. O meu pai morreu. Nem um tratamento pode fazer. Tudo foi definitivo desde que soubemos! Na noite antes do seu falecimento ele fez-nos o jantar, a mim, à minha irmã e ao meu irmão. Na manhã seguinte estava morto. Sinto revolta. Sinto nojo. Nojo de um sistema que está doente, nojo. Nojo de um sistema escravo da indústria farmacêutica. Eu fiz tanta pesquisa, há tanta coisa que nos escapa. E depois Portugal é um país rídiculo, nem medicamentos experimentais podem sugerir, se as pessoas vão morrer mesmo o que há a perder??? País de burros e de touradas. Não estou a dizer que o meu pai sobreviveria se vivesse num país mais avançado, mas tenho a certeza de que não tinha morrido em 2 meses! Como nem fizeram a merda de um tratamento? Nada!!! Nada foi feito para travar ou pelo menos tentar! Não me vou alongar mais. Só quero deixar o meu testemunho, eu sei o que estás a passar. E não, não sei quando parará de doer. Talvez nunca.

    ResponderEliminar
  15. Encontrei o teu blog numa pesquisa do google sobre cancro no estômago. O meu pai tem 56 anos e tem cancro no estômago em estágio IV, operável. Lamento muito a tua perda e confesso que me tocou especialmente por motivos óbvios. No último mês o meu pai perdeu o apetite e 6 kg. Em 30 dias. Foi o nosso alerta. É um cancro muito grande e terá de fazer muitos tratamentos após a cirurgia que será na primeira semana de novembro. Há países onde aplicam tratamentos experimentais em pacientes como o caso do teu pai, mas Portugal não faz isso, são tratamentos não validados e nada entra na Europa sem o gigante da saúde aprovar. Não quero ser pessismista mas o caso do teu pai parece ter sido mesmo grave. Eu vou dizer a uma amiga minha que é enfermeira oncológica para vir ao teu blog, mas julgo que a perda súbita de mais de 70% do sangue é um sintoma terminal. Claro que vocês não saberiam, mas não se culpem, fizeram tudo o que podiam. A minha irmã vive na Suiça e estamos a ver de tratamentos por lá, mas não está fácil. Tenho muito medo de perder o meu pai, foi-nos dito que a crirugia não é garantia de cura. Vamos ver. Força para toda a família.

    ResponderEliminar
  16. O meu pai faleceu há 7 meses vítima de cancro do colon, 15 cm de cancro. 1 mês e 20 dias e deixou-nos. Também o meu pai tinha uma vida normal. E já tinha também 2 cancros pequenos no fígado. Eu nem sabia que podiam existir dois cancros no mesmo órgão, mas ele tinha, eram de origens diferentes. O meu pai morreu bem. Foi nos dito que o coração falhou e mais nada. Até morrer o meu pais estava bem. Eu compreendo e revejo-me na tua fúria. Força.

    ResponderEliminar
  17. Eu arrepiei-me com as tuas palavras. Só quero deixar um abraço de força e oxalá tu e a tua família consigam voltar a sorrir em breve. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  18. Obrigado pela partilha. Perdi o meu pai há 3 anos. Cancro da próstata estágio IV, terminal, viveu 7 meses. Muita força, o tempo trará a calma que a tua alma está a precisar. Força.

    ResponderEliminar
  19. A minha mãe faleceu em Fevereiro de 2014 numa endoscopia que tinha tumor no estomago em estádio avançado. Lutou muito, mas não adiantou, foi uma luta injusta desde o primeiro momento. Ela viver 2 meses e meio após nós descobrirmos. Entendo perfeitamente a tua dor e a tua revolta.Eu senti que desde que souberam que era inoperavel desistiram da minha mãe. Não sei, ainda sinto muita mágoa. Beijinho de força

    ResponderEliminar

PodesDizer