domingo, 15 de setembro de 2019

Quando a vida nos derruba... com estrondo.

Quem nunca foi atingido desta maneira? Tenho sérias dúvidas de que alguém consiga passar por esta vida sem ser abalroado pelas partidas de mau gosto que a vida gosta de pregar. São aquelas partidas muito feias e sombrias que nós sempre achamos que nunca nos vão acontecer.
Já alguma vez se sentiram atingidos desta maneira? Como se tivessem sido atropelados por um camião? E quando tentam levantar-se, ele faz marcha à trás e atropela-vos de novo? É esmagador. Eu venho aprendendo muito sobre este sentimento nos últimos tempos.
Não é fácil manter a clareza no pensamento nestes momentos. Uma pessoa sente-se encurralada, sente-se impotente, sente-se menor do que um grão de areia.

Não venho dar-vos conselhos. Venho apenas partilhar que, apesar de uma dor imensa, intensa e extremamente poderosa, não podemos deixar de acreditar que vida vale totalmente a pena. Sim, vale a pena. Vale a pena viver para experienciar a aventura, o prazer, a amizade, as viagens, vale a pena sentir o cheiro das flores, a brisa fresca no rosto, a música, os livros, o amor.
Há muito tempo que eu parei de questionar os desígnios da vida. Não é que eu não sinta vontade de o fazer, porque eu tenho, mas eu entendi que é uma luta inglória. É uma pergunta sem resposta. Então para quê gastar energia questionando a vida? É melhor blindarmo-nos antes com uma grande capacidade de aceitação de tudo aquilo que nós não podemos controlar.



Permitam-se sentir todas as emoções negativas. Dor, desespero, tristeza, impotência, revolta. Gritem se tiverem vontade de o fazer. Chorem como se não houvesse amanhã. Temos o direito de sentir tudo isto. Somos dotados com a capacidade de sentir - é um direito nosso exprimir as nossas emoções -  não abdiquem dele.
O ser humano é tão frágil quanto é forte. E é por isso mesmo que nós nos conseguimos reerguer das atrocidades que a vida nos faz. Nunca mais seremos os mesmos. Isso não. Não seria possível. Mas com alguma resiliência podemos nos tornar pessoas melhores do que éramos antes. Mais fortes. Mais destemidas. Quando nós aceitamos a perda, uma luz acende-se dentro de nós. Uma luz que nos traz a notícia de que sobrevivemos.

E se sobrevivemos a uma dor tão profunda, poucas coisas daí em diante nos derrubarão.


JB

8 comentários:

  1. Parece uma menina tão nova e tão ajuizada. Sigo-a no instagram há algum tempo e gosto muito da sua maneira de pensar. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Eu não sei pelo que você está passando, mas leia estas suas palavras até que elas estejam enraizadas em si. Vale a pena viver e aguentar os piores suplícios. Eu concordo consigo, vale a pena viver, sempre. Parabéns pelo blog, por ser tão sincera e tem um Instagram muito bonito. Beijinho e força para si.

    ResponderEliminar
  3. Este é o melhor conselho que tu podes dar a qualquer pessoa a passar por um momento difícil "É melhor blindarmo-nos antes com uma grande capacidade de aceitação de tudo aquilo que nós não podemos controlar." Corroer-nos com questões e destilar ódio não levam ninguém a bom porto. Lamento muito que estejas a passar por algo tão terrível. Tens uma luz na alma tão difícil de encontrar hoje em dia. Muita força aí JB.

    ResponderEliminar
  4. Hey girl I follow you on Ig, I used google translator to read what you wrote, but I don't know if the translation is right. I don't want you to be sad, I wish you the best of luck to overcome all the problems in your life. You're too beautiful to suffer,

    ResponderEliminar
  5. Há momentos em que não conseguimos ver nada de bom na vida, eu passei por alguns momentos desses na minha vida e foi-me muito difícil recuperar. A vida vale a pena sim, mas há sofrimentos que ninguém merece. Um espécie de injustiça divina? Eu não sei.

    ResponderEliminar
  6. Sei bem do que fala. Em 12 meses eu perdi 2 pessoas muito próximas. Ainda estou a reunir os cacos.

    ResponderEliminar
  7. I follow you on Ig, congratulations on your posts. You are a very beautiful and intelligent person. Hugs from Toronto.

    ResponderEliminar

PodesDizer