quinta-feira, 5 de setembro de 2019

O Perigo De Ser Demasiado Prestável

Há muito que eu quero falar convosco sobre este tema. Longe vai o tempo em que ser prestável era sinal de receber em troca o mesmo tratamento por parte dos outros. Observo que hoje em dia é mais um risco do que uma qualidade! Mas não deixemos de ser prestáveis, por favor, tenhamos apenas muito cuidado com quem o somos.
Antes de transmitir-vos a minha opinião sobre “o ser prestável”, eu assumo já que eu apenas sou prestável para as pessoas que estão no meu coração. Sou educada com toda a gente, mas ser prestável é muito mais do que isso.

O que são pessoas prestáveis?
A meu ver, são pessoas boas, gentis, sempre dispostas a ajudar e até a fazerem as tarefas dos outros. São pessoas calorosas de quem todos gostamos, raramente entram em conflitos, resumindo são pessoas que toda a gente gosta de ter por perto.

Ser prestável pode sim ser um risco. Um risco para si mesmo.
Nos dias que correm as pessoas tendem a abusar de quem é prestável. Isto é tão errado quanto verdade. Ao invés de se ficar agradecido à pessoa que fez algo por nós, hoje em dia as pessoas abusam disso. Vão pedindo sempre mais e mais favores, esquecem-se de agradecer, chegando a um ponto em que já esperam que a pessoa prestável lhe preste vassalagem, como se fosse uma obrigação. Como o ser humano é ingrato e centrado em si mesmo. Quanto mais damos de nós, mais as pessoas querem. Querem mais e mais.
Se és uma pessoa prestável e estás lendo isto tem muito cuidado e presta atenção às pessoas à tua volta, não deixes que abusem de ti e nem que te manipulem. Há riscos emocionais e psicológicos inerentes.
Por inúmeras vezes as pessoas demasiado prestáveis escondem todas as suas emoções, especialmente as negativas, tornam-se ansiosas, sentem-se inferiores, sobretudo perante as pessoas para quem são tão prestáveis e desenvolvem até alguma dependência relativamente a elas. Pessoas prestáveis frequentemente culpam-se a elas mesmas e são exageradamente autocríticas. É emocionalmente desgastante ser demasiado prestável, ainda mais quando não há retorno.


Devemos deixar de ser prestáveis?
Não. Devemos sim cuidar das nossas emoções, do nosso bem-estar. Podemos fazer isto e ainda assim cuidar dos outros, mas sem exageros. As pessoas não precisam de ser cuidadas o tempo todo. Não são eternos bebés. Pratiquem o uso da palavra não sem serem agressivos. É possível ser gentil e dizer não. Não nos podemos deixar esmagar por pessoas que não conseguem olhar para além do seu ego.
Não abdiquem de ser tratados com respeito. Não abdiquem do direito de ser cuidados também.

Conhecem pessoas demasiado prestáveis? Contem-me tudo.



JB

8 comentários:

  1. You should write in English. But I used google translator. Know this For every nice person there's 10 assholes. I like stay close
    Big Hug from New Orleans.

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei muito deste post. Tu pareces ser uma pessoa muita amável, mas ao mesmo tempo durona e assertiva. Eu gostava de ser um pouco assim. Estou no grupo das pessoas demasiado prestáveis. Com muito custo pessoal. Acredita que é muito difícil quando os abusadores são a nossa família directa. Obrigado por falares nisto. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. tb devia contar prestar serviço ao marido há mais de 9 anos porque ele nem sabe lavar um prato e nem tem interesse em aprender

    ResponderEliminar
  4. Boa noite. Vejamos, eu entendo que o texto é especialmente direccionado para as pessoas que não conseguem dizer não. No entanto estas pessoas não são vítimas, elas têm total controlo da sua vida e muitas vezes são prestáveis porque querem agradar, talvez na esperança de que "a quem prestam vassalagem" não as deixe ou algo dentro desse género. Estas pessoas criam dependência em tudo na vida. Precisariam em primeira instância de um bom psicólogo. Concordo inteiramente quando refere que é muito fácil hoje em dia as pessoas abusarem da nossa boa vontade, por isso temos de criar sistemas de defesa dentro de nós. A mudança parte de quem se sente mal. Muitas vezes estas pessoas nem pensam se sentem mal sobre serem tão prestáveis. Espero que continue a vir aqui escrever para nós com mais frequência. Bem haja.

    ResponderEliminar
  5. eu sou uma dessas pessoas

    ResponderEliminar
  6. Não poderia estar mais de acordo. É um perigo para a nossa saúde até mesmo a física ser muito prestável, as pessoas estão podres querem logo abusar e se lhe dermos oportunidade fazem de nós escravos!

    ResponderEliminar
  7. é um perigo sim e por isso cada vez será mais difícil nós encontrarmos pessoas boas e generosas,

    ResponderEliminar
  8. I follow you on Instagram, you are wonderful woman.

    ResponderEliminar

PodesDizer