quinta-feira, 26 de junho de 2014

Portugal 2x1 Gana - Mais gana não esmaga o Gana…

Portugal não foi além de uma exibição de Distrital

Era uma Missão Impossível, faltou Tom Cruise para resolver… O “novo” onze trouxe mais calma, mais atrevimento, mas a humilhação frente à Alemanha, na primeira jornada, destruiu a última réstia de esperança deixada por Varela, contra os EUA.
Pela 6ª vez estávamos num Mundial e só havíamos caído na fase de grupos em 1982, 2002 e… 2014.

Bem cedo Cristiano ameaçou a baliza ganesa. Menos de 6’m e, sem percebermos bem se queria cruzar ou rematar, o marcador quase que abre. Aos 10’m o capitão cobra um livre, muito bem executado, mas Dauda nega o golo. Os passes de Nani eram longos, tão longos que julgo que eram para o Man. Utd (ups, é verdade, lá Nani é o melhor amigo do banco). Aos 18’m ninguém sabe como aquele golo não entrou! Azar ou má forma física. Era golo. Tinha de ter sido!! De William (que ia cortando um Gana que não baixava a guarda) para João Pereira, para um falhanço gigante de Ronaldo. Daqui saiu um contra-ataque ganês muito rápido: Gyan brinca com Pepe e valeu um Beto sempre atento. Os cruzamentos de Veloso não davam em nada e Éder não tinha melhor sorte nos cabeceamentos. Aos 21’m já se contavam 2 golos flagrantes. E Ronaldo hoje aparecia mais, muito mais. Finalmente um cruzamento de Veloso sai bem, para Moutinho, mas John Boye tira-lhe o protagonismo e faz um autogolo aos 30’m, um golo garboso, diga-se. CR7 continuava com gana e Portugal dominava o jogo. Aos 33’m é Rúben Amorim quase a fazer o segundo golo! As tentativas de desmarcar Nani eram frustradas, era facilmente apanhado pela defesa do Gana. E se Atsu esbarrava em William, passava bem por João Pereira e, à beira do intervalo, Portugal a revelar algum nervosismo. Aos 43’m Nani remata para o Alasca! Mas alguém percebe o que anda este extremo a fazer? Protagonismo para Boye que quase fazia o segundo para Portugal!

E, tal como acabou a 1ª parte, começou a 2ª. Nani a mandar a bola para onde lhe apeteceu. Portugal estava diferente (para pior), CR7 tentou combinar com Amorim, mas o “médio” é desarmado. Antes do golo do empate do Gana, Nani teve tempo de fazer mais um remate contra um defesa ganês. Gyan marca, aniquilando assim as poucas aspirações portuguesas. João Pereira fica batido no lance, bem como Pepe e Miguel Veloso. A chegada de Varela veio dar mais mobilidade a CR7, mas os cruzamentos deste último saíam tensos. Os passes de Vieirinha eram iguais aos de Nani. Registo da agressão a William Carvalho, um cartão vermelho perdoado. Aos 80’m Cristiano Ronaldo finalmente marca! Mau alívio da defesa ganesa, após esforço de Nani e Varela. O extremo do FC Porto e CR7 iam fazendo as honras da casa, rematando e criando perigo, sufocando nestes instantes finais a defesa africana. Nani tem mais um momento sem nexo e Cristiano podia ter feito o 3º aos 90’m. Fim do jogo. Portugal eliminado do Mundial.

Substituições
Aos 61’m sai João Pereira, entra Silvestre Varela
Aos 69’m sai Éder, entra Vieirinha
Aos 89’m sai Beto, entra Eduardo


Destaques

Beto, decisivo em muitos momentos, excelente jogo de pés para um GR.
CR7 só apareceu mais frente ao Gana. O melhor do mundo no limite do esforço físico e mental. Quem não reparou nas limitações do Bola de Ouro? Sempre a coxear aqui e ali. Joelho sempre ligado. Jogar nestas condições? Como pode um departamento médico permitir?
Nani falha muito mais do que acerta, logo o balanço é negativo.
Vieirinha é um peso morto.
Bom entrosamento entre Varela e Cristiano.
Miguel Veloso mais lento, mais corpulento, mas um sucesso entre o mulherio, sem dúvida.
João Pereira, não apenas por hoje, mas pelos três jogos, deixou muito a desejar. Para quem é considerado um dos 4 melhores laterais-direitos da Europa (apesar de só ter 3 títulos conquistados) … Devem ter sido os problemas financeiros do Valência que lhe afectaram a massa cinzenta.
A caminho dos 33 anos, Bruno Alves teve uma prestação positiva.
William Carvalho é brilhante e o seu futuro ofuscará muitos.
Eram do conhecimento público os problemas físicos de Hélder Postiga.
Incompetência de Paulo Bento é muito grave e pôs um ponto final no último Mundial da vida de alguns jogadores.


Opinião

Um Mundial triste para um país já de si deprimido. Nós bem tentamos reagir, mas não está fácil. Nada ajuda. Agora foi o futebol que não nos trouxe nem entretenimento e nem orgulho (e como precisamos dele), para esquecer o que se passa por cá. A turma das Quinas demonstrou que está de rastos, confusa, esquisita, literalmente “podre”. Muitos poderão achar (mais uma vez) que estou a ser demasiado dura e intolerante, mas não me ocorre outra palavra pior, de momento.
Continuo sem entender a necessidade de adaptar médios a laterais, é um risco fatal.
Desconfio que Nani tem inveja de Ronaldo e não é da boa. Desde o futebol aos penteados (ainda que sejam meras tentativas) é tal e qual um discípulo. Uma das personagens mais visadas desde o apuramento, Nani só provou o que é: egoísta, pouco habilidoso a defender (aliás é melhor nem aparecer por lá, ainda estraga), quer ter protagonismo, provar que é melhor que todos os outros. Tudo isto conjugado com longos períodos de férias na enfermaria… Sabemos o resultado.
Éder esteve sempre escondido da bola, chegava atrasado aos lances ou desistia deles. Apesar das suas competências, apesar de ter evoluído nos últimos 2 anos e ter mais mobilidade, o histórico de lesões e operações aliado à sua inexperiência colocaram-no numa posição muito ingrata e o seu esforço não serviu de quase nada. O centro do ataque português atravessa graves problemas!
O estado anímico e físico da selecção revelou que algo de muito errado se passa. Sem entrosamento, os jogadores não mostraram ambição nem garra e muito menos coesão no terreno de jogo.

Um pequeno à parte
João Pereira tem uma exclusividade no lado direito da defesa que é imutável (até porque não joga bem em mais lado nenhum). Rúben Amorim é um defesa direito que já fez de quase tudo: lateral, pivot defensivo, ofensivo, médio interior, eu sei lá. Já que o Sr. Pereira andou com a cabeça em fogo, o seu desempenho foi 80% desastroso e Cédric? Não ser chamado é um ultraje. Vejamos: João Pereira não sabe corrigir as péssimas abordagens defensivas no um para um; é impulsivo e conflituoso. Rúben Amorim tem resistência; faz bem a ocupação/reocupação dos espaços; não é criativo e nem tem agressividade posicional como João Pereira, mas interliga-se muito bem com qualquer colectivo, procurando sempre uma linha de passe. Isto para dizer que, neste jogo, mais prudente seria ter mantido Veloso no meio-campo e descer para a lateral Rúben Amorim. Partiu-se do princípio de que seria isto que aconteceria, mas todos vimos como foi.


E quem não ouviu os assobios…
Pepe? Foram para ti. Mal tocava na bola. Os brasucas são demasiado patriotas, se me entendem. Quanto à minha posição, publicamente assumo: sou contra a naturalização de qualquer jogador, seja de que galáxia for. Gosto de Pepe, deixou saudades no Clube do meu coração. Deco, esse mágico, tantas vezes essencial e por quem tenho uma profunda admiração… mas não sou a favor das naturalizações para o futebol.

Conclusão (ou diria antes lesão?)

Nem o “favor” da Alemanha nos valeu. A nossa selecção é muito fraca, com muitos elementos em idade de se reformarem. Não somos de topo e, como bem disse o Capitão, ser Campeão do mundo é uma ilusão. Pelo menos, em futebol!
Incompetência de muitos: desde a Federação ao cabeleireiro.
Eu apoio muito CR7, sou fã incondicional (sou fã do jogador, não quero confusões nem abordar aqui nada que seja do foro pessoal de Cristiano Ronaldo). Quando Portugal sai de cena a ordem é: Brasil e Itália. Neste momento, como já sabem, resta-me o Brasil. Sendo fã de Hulk e Neymar, será um bom espectáculo e um prazer assistir.

A ter em atenção…

A média de idades na selecção do Gana era de 24 anos. Na nossa era de 28.

54 comentários:

  1. Seleção em total harmonia com o governo-I N C O M P E T E N C I A.

    ResponderEliminar
  2. 90 + 1 minutos - Ronaldo voltou a estar perto, muito perto do golo. A bola passou por cima da trave

    82 minutos - Cristiano Ronaldo podia ter marcado o segundo. Na frente da baliza rematou fraco para defesa do guarda-redes

    80 minutos - Cristiano Ronaldo marcou. Defesa do guarda-redes para a frente que serviu o avançado português. 'Só' faltam três golos

    73 minutos - Fica um penálti por assinalar contra o Gana. Cristiano Ronaldo é empurrado dentro da grande área.

    70 minutos - Bom trabalho de Cristiano Ronaldo, mas a bola passa longe da baliza
    Ricardo Costa fez uma excelente exibição no jogo com os USA, livrou-nos de uma derrota ao salvar um golo certo e foi premiado com o banco para dar lugar a Pepe, que foi o culpado da expressiva derrota com a Alemanha.

    ResponderEliminar
  3. que grande e extraordinário trabalho, excelente artigo!!!

    ResponderEliminar
  4. Muito sinceramente, a equipa Portuguesa começou o mundial convencida que ia ganhar, entraram todos armados em vedetas e com muita falta de humildade, mais preocupados com a imagem do que com o desempenho em campo.... só depois de tudo perdido é que começaram a correr atrás da bola, tarde de mais, será que aprenderam alguma coisa para a próxima?

    ResponderEliminar
  5. 2 cortes de cabelo para o CR, um golo marcado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por essa cena qual é a desculpa de nani? andou a nanar o mundial todo o parvo!

      Eliminar
  6. o Meireles está na pior forma da sua vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ele faz a merda e o tuga é que paga e nós pagamos e pagamos!

      Eliminar
  7. Algo esta muito mal na Seleção e história muito mal contada. Um texto SOBERBO incrivel mesmo! MUITOS PARABÉNS

    ResponderEliminar
  8. Os teus destaques mataram-me :DDDDDDDD

    ResponderEliminar
  9. excelente análise ao ruben e a j. pereira! estou pasmo!

    ResponderEliminar
  10. Paulo Bento: "Tivemos aquilo que merecemos" qdo um selecionador diz isto.. para bens pelo texto, mas eles nao merecem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tivemos o que merecemos e agora exigimos que a FPF o demita de imediato pela sua incompetencia e falta de respeito

      Eliminar
  11. Desde a ida para os Estados Unidos, até ao lugar escolhido para servir de base, à escolha dos jogadores tudo foi muito mau.Mas de tudo o pior foi a escolha do seleccionador. Que currículo tinha o Paulo Bento para este cargo de tanta responsabilidade ?

    ResponderEliminar
  12. Mesmo á portugues..passamos avida em analises em reunioes, e qd se tem o tacho que ele tem não existe dignidade nem profissionalismo..mas a culpa é de todos nós que aceitamos tudo..

    ResponderEliminar
  13. A culpa é da Alemanha que fez panelinha com os EUA e só marcou 1 golo. Se tivesse marcado mais 5, pelo menos, tínhamos passado!

    ResponderEliminar
  14. Ronaldo é um pé de Messi!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tu deves ser um joelho do mantorras kkkkkkkkkkk

      Eliminar
  15. "selecção de Ronaldo e companhia" e ninguém gosta de ser tratado como objecto decorativo se não mesmo como mero verbo de encher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fazes melhor serviço do que os nossos jogadores, vai tu jogar. A nossa seleção não e CR7, mais sim um grande grupo de jogadores. O Cristiano e um jogador que não pode fazer jogo sozinho. Por favor limita-te a calar essa boca porca.

      Eliminar
  16. o mundial dos penteados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se estivessem mal penteados jogavam melhor??? que conversas parvas!! enfim

      Eliminar
  17. o joao pereira é mais lateral já, joga sempre aí, é mt agressivo, mas nas arrancadas acaba por ser mais positivo até,no entanto o rúben é um jogador obediente e de fácil trato, ao contrario do pereira, muito bom artigo!

    ResponderEliminar
  18. E a moda é portugueses fazerem comentários estúpidos...

    ResponderEliminar
  19. eran contra a España! Qué vergüenza. Usted jugó muy mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hijo de la puta 5 golos na galinha do iker parvalhão

      Eliminar
  20. Excelente crónica e análise. Do melhor que já li. Seleção "gasta", selecionador sem visão. Muitos pesos mortos, só lá foram pelo peso do nome. Nada mais errado. É preciso uma revolução na
    FPF. Tantos talentos de fora por pura teimosia! Paulo Bento estás dispensado! CR não tem de provar nada a ninguém! A sua (brilhante) carreira fala por si. Muito menos tem de pedir autorização para mudar o cabelo ou o que quer que seja. Mas o povinho tem o hábito de se perder nos pormenores.

    ResponderEliminar
  21. prefiro jovens mas com qualidade qe tem vindo apareçer como o Andre gomes o rafa o bruno fernandes o wiliam carvalho ect. .

    ResponderEliminar
  22. eu nao percebo portugal perde a culpa é do ronaldo ..

    ResponderEliminar
  23. CR7 meteu-nos no mundial...esta a jogar lesionado...e ainda ha quem o critique....voces percebem de futebol como o cú...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo contigo Helio.De todas as maneiras falam falam mas a verdade é so uma.Ronaldo sem a selecao é o melhor do mundo...a selecao sem o Ronaldo nao sao nada.Facil culpar o Ronaldo,como se fosse culpa dele ...enfim facil falar quando nao se percebe nada de futebol, sou brasileiro e aqui gostamos mais dele que vocês aí!

      Eliminar
  24. Acabou-se! Como se esperava, milagres da nossa senhora de fatima não são para a seleção de futebol. Daqui a 2 anos temos o europeu e se jogarmos desde o inicio como jogamos nos ultimos 10 min pode ser que vamos mais longe.

    ResponderEliminar
  25. "Gyan brinca com Pepe e valeu um Beto sempre atento. Os cruzamentos de Veloso não davam em nada e Éder não tinha melhor sorte nos cabeceamentos." muito bom!

    ResponderEliminar
  26. Tragam mas e o mourinho pa selecionador!!! Ele escolhe, orienta, estratega! Grande trabalho feito neste artigo. Parabéns!

    ResponderEliminar
  27. Com Paulo Bento há frente podem tirar o cavalinho da chuva, pois não há revolução para ninguém

    ResponderEliminar
  28. Manuela Matos Airoso28 de junho de 2014 às 01:32

    Daqui a dois anos há outro campeonato para disputar !

    ResponderEliminar
  29. O Éder é bom jogador. Meireles o pior de facto. Melhores: CR e Beto. Ri-me imenso com esta crónica!

    ResponderEliminar
  30. Já não me surpreende o maneirismo frontal e analítico dos artigos deste blogue. Profunda conhecedora de futebol, é um deleite ler opiniões sustentadas. Mesmo que não concordemos com elas. Foi o melhor jogo dos 3 disputados, mas mesmo assim muito fraco, tudo na Federação tem que ser muito bem pensado! Planeamento e rigor. Gostei muito mas muito desta análise. Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  31. No meio deles todos foi o melhor sem duvida, teve azar na finalização, num dia normal tinha espetado 4 ou 5 batatas lá para dentro.

    ResponderEliminar
  32. Era uma Missão Impossível, faltou Tom Cruise :P gostava de conhecer a autora deste blogue!! Um humor muito específico!! Muito inteligente e concordo com ela num ponto fulcral: porque não podemos apreciar CR7 e Messi? Em breve será Reus ou Neymar. Não podemos admirar estes jogadores sem ofender uns para defendermos outros? Acho uma ignorância. Vivemos uma época privilegiado com tantos melhores do mundo! Como podem ser tão mesquinhas?

    ResponderEliminar
  33. o eder n vale nadinha, cr merecia melhor companhia, toda a gente ve que ele joga melhor com o varela, alias nunca vi uma cena tao porreira cr7 joga muito melhor quando sabe que tem varela no apoio! olha parabens por este artigo que deve ter dado muito trabalhinho, mas esta aqui qualquer coisa de muito fixe

    ResponderEliminar
  34. A ver vamos se Paulo Bento daqui em diante tem mais em conta o que realmente importa para a seleção. Poderiamos/deveriamos ter feito bem melhor, mas quando as coisas começam mal, dificilmente vão ao lugar especialmente em competições curtas.

    ResponderEliminar
  35. adoro futebol, respiro futebol e há muita coisa errada para emendar. vieirinha e rafa? mas ninguém os observou, estudou???

    ResponderEliminar
  36. Ronaldo tem de compensar pelos outros 9 gajos que lá andam (sem contar com o redes),porque ele sozinho consegue jogar contra outros 11! O povo adora culpá-lo! Só lhe vão dar valor quando ele deixar de jogar pela selecção! Muito bom fazer notar a média de idades. E jamais poderemos comparar a selecção da Argentina à nossa. Por favor, são hipócritas a esse ponto??

    ResponderEliminar
  37. paulo bentas! fdp!bnão sabe meter equipas a defender com qualidade

    ResponderEliminar
  38. Proença: Era bom que apanhasse a Alemanha e lhe desse um "carinho" da parte dos portugueses.

    ResponderEliminar
  39. Catarina Almeida da Costa28 de junho de 2014 às 14:52

    Muito bom, está tudo dito! Frontalidade, sem papas na língua, sem medo!! Grande crónica!!

    ResponderEliminar
  40. Uma das 3 piores piores prestações da história da seleção.

    ResponderEliminar
  41. - Alfinetada
    - Pimenta
    - Frieza
    Gosto!

    ResponderEliminar
  42. mereceu ganhar o Brasil ENORME JOGO inveja deste povo!! Hoje já se sabe Holanda aí está para vencer

    ResponderEliminar
  43. Melhor ataque contra a melhor defesa vai vencer a Holanda, é geralmente assim. Mas gostava que passasse o México de Herrera. Ontem foram dois jogos brutais. James é brilhante, se estivesse Falcao presente não sei não, se a Colômbia não seria uma candidata!

    ResponderEliminar
  44. Brasil merecia de todas as formas vencer aquela partida. Golo muito mal anulado, bem ao estilo da má arbitragem de Howard! Fez um trabalho claramente tendencioso e influenciado pelas palavras de Alexis, antes do jogo. Enfim. Venceram as melhores. Hoje temos Mexico e Costa Rica! :D

    ResponderEliminar

PodesDizer