segunda-feira, 3 de março de 2014

Dragão ferido

Com a cabeça a ferver, com a exaustão de resultados negativos e jogos mal conseguidos, com a intranquilidade da equipa quando sofre golos, vem a desorientação dos próprios adeptos. O empate na “cidade berço” instalou em definitivo a vontade e a necessidade de mudar.

Mais de 40 minutos de um excelente jogo em Guimarães, é certo que a defesa vacilava, mas o FC Porto parecia comandar o jogo. Comandava mesmo. Tudo estava bem… Terminou num empate e em mais uma noite de gelo para os Dragões.

Querem-se motivos bem justificados, quer-se a equipa demitida (sim, já li algures isto), quer-se a equipa técnica fora imediatamente, quer-se até o Presidente na rua (sim, também circula). Perante tudo isto, perguntei-me o que queria eu, como adepta do Tricampeão, como amante do futebol, como viciada no FC Porto que sou? Não foi preciso pensar muito. Quero a minha equipa bem, física e mentalmente, quero bom futebol e, quando este não for possível, quero resultados, quero raça, quero garra, quero que o meu Presidente viva mais 100 anos e à frente do FC Porto. Quero que os adeptos encham o Estádio do Dragão até não poder mais. Quero que cantemos do início ao fim. Quero festejar com os meus jogadores, quero apoiar quando mais precisarem, quero que se lembrem que ainda SOMOS PORTO. Quero que saibam que têm valor, mas que precisam demonstrá-lo em campo. Quero que eles saibam que toleramos derrotas, mas não humilhações. Quero que saibam que somos exigentes porque amamos o FC Porto, não porque não gostemos de vocês. Somos rigorosos, impetuosos, arrebatadores e parte do nosso bem-estar depende do FC Porto. Tentem perceber que quando o Clube está numa fase negativa, nós todos também estamos. Isso afecta a nossa vida pessoal, profissional, as nossas relações com os outros. Possivelmente até a nossa saúde, em todos os sentidos que ela possa abranger. Não é fácil compreender este amor, esta família, esta união, esta sede de vencer, a quem não conhece o Dragão. Talvez por isso mesmo, muitos jogadores não entendem tanta contestação. Posso ajudar. Pensem em alguém que amem muito. Pensem que essa pessoa está a sofrer, está perdida, deprimida. O Dragão é para todos os Portistas “essa pessoa”, neste momento. E quando vocês não sabem como ajudar essa pessoa? Aí vem o desespero. Dizemos coisas sem sentido, discutimos com toda a gente, perdemos o “Norte” e saiam da frente porque varremos tudo e todos com a nossa força!

Os adeptos do FC Porto, nos quais estou incluída, não contestam porque querem apenas e sempre ganhar. Contestamos porque o nosso Dragão está ferido. E quando assim é, os adeptos tudo farão para o “curar”. É isto equipa. É isto que sentimos. Não nos julguem, vocês têm falhado connosco, talvez também já nós tenhamos errado convosco, mas acima de nós e vós está o “reino do Dragão” e acima dele ninguém se sobrepõe. Lamento. Mas terão de entender. Terão de ser vocês a irem à procura da mística deste símbolo. Nós já fizemos tudo o que é possível para vos explicar. Está na hora de nos surpreenderem. Assim como vos surpreendemos, num voto de confiança extremo, aquando da partida em Frankfurt. Não estamos contra vós equipa, muito pelo contrário. Queremos estar todos do mesmo lado, esperamos por vocês. Esperamos que venham para junto de nós o mais rápido possível. E com uma vontade de ferro. Menos do que isso não é negociável sequer.

Ao meu Presidente, a quem estou profundamente grata por Ser Porto de uma forma incrível em mais de 3 décadas, eu agradeço por tudo. Acreditamos em si, pois sabemos que ama o Nosso Grande Clube, mais do que qualquer um de nós. Obrigado por abdicar da sua vida pessoal em prol deste símbolo, que nos representa a todos. É uma honra tê-lo como “Comandante” e sempre nos levou a bom “Porto”.




Vamos unir-nos, tomar as decisões necessárias, acalmar os ânimos. Precisamos de bom futebol, para termos paz de espírito.

O jornalismo bizarro em torno do FC Porto

Este é um ponto que irrita tantos Portistas, e com razão. Sobre estes jornalistas não tenho muito a dizer. São mal informados, mal formados. Ponto final.

Opinião

Partilho a minha opinião convosco sobre as constantes piadas, ataques, conclusões ou parvas opiniões sobre a nossa hegemonia, em detrimento dos rivais, que dura há muito - o que importuna tantos "tristes" que por aí há.
Não é estranho o FC Porto não ganhar sempre. Ridículo e jocoso seria os rivais directos não terem inteligência e capacidade para tentarem ganhar um título ou outro de vez em quando. Isso sim, era muito vergonhoso, extremamente preocupante! Acontece em todos os desportos, campeonatos de diferentes países, continentes.
Admito que a nossa estrutura errou nalguns pontos fulcrais, mas se não tivesse errado, hoje os rivais não estariam à nossa frente. É a pura verdade. E porquê? Porque o FC Porto, no estado regular, é esmagador, superior tem mais força do que as restantes 15 equipas do nosso campeonato juntas!
Vamos fazer a mudança necessária e continuar a seguir o nosso destino, recheado de glórias, conquistas e sempre com distinção e mérito.


Somos ou não capazes caros Portistas?

#SomosPorto

JB



18 comentários:

  1. a culpa não é só do treinador, mas isto que escreveste é lindo e uma grande lição, estou rendido! Ser Porto, mesmo quando este parece já não existir. Iremos entrar no caminho certo. Grande autora!!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei KO com esta texto, mas que capacidade, mas que escrita meu deus! Vou partilhar!!

    ResponderEliminar
  3. Não vamos desistir! Este discurso é encorajador!!! MUITO OBRIGADO

    ResponderEliminar
  4. o que terá de ser feito vai ser, somos muito mais do que aquilo a que nos querem reduzir. Vamos reerguer-nos! FORÇA NOSSO GRANDE PORTO.

    ResponderEliminar
  5. sem palavras... neste momento..

    ResponderEliminar
  6. Já tinha saudades da sua escrita. Esta crónica é realmente qualquer coisa de extraordinário, também eu estou sem palavras!

    ResponderEliminar
  7. Que excelente texto! Estou rendida a estas palavras que transpiram sinceridade por todo o lado. O esclarecer do que é "ser Porto" para os que não o são de alma e coração, a (merecida) homenagem ao homem que tem feito da sua vida o FC Porto e a quem nunca ninguém deve esquecer de ser grato. A tristeza causada pelo momento menos "Azul", tudo envolto numa honestidade cativante e, acima de tudo, numa serenidade de quem sente que depois da tempestade vem sempre a bonança. A capacidade de transmitir essa tranquilidade intranquila, essa esperança por tempos vindouros que se querem prósperos. É isto que se pode ler nas entrelinhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Portismo sereno e convicto!!

      Eliminar
  8. Olha que agora disseste tudo :) estou agradavelmente surpreendido!

    ResponderEliminar
  9. Somos rigorosos, impetuosos, arrebatadores e parte do nosso bem-estar depende do FC Porto. Tentem perceber que quando o Clube está numa fase negativa, nós todos também estamos. - absurdamente real!

    ResponderEliminar
  10. Tu mereces uma ovação! Do melhor que já escreveste. De uma maturidade fora do comum!

    ResponderEliminar
  11. o espírito dos verdadeiros ainda subsiste!

    ResponderEliminar
  12. Não me canso de ler e reler. Grande maturidade!! Grande texto!! Digno de ser publicado a nível nacional! Digno de chegar ao nosso balneário!! MUITO BOM MESMO!

    ResponderEliminar
  13. que texto!!é só o que te posso dizer, cada palavra cada verdade, cada sentimento que enquanto Portistas de raça, partilhamos!!

    ResponderEliminar
  14. O teu ponto de vista, a forma como sentes o Porto e como tens maturidade em exprimir-te, são dignas de aplausos!!

    ResponderEliminar
  15. isto deveria chegar ao balneário, descreves sempre o que todos sentimos! Parabéns!

    ResponderEliminar

PodesDizer