quinta-feira, 20 de março de 2014

Napoli 2x2 FC PORTO - Mais do que um jogo, mais do que uma eliminatória...

Num ambiente infernal e com uma equipa muito desfalcada, o FC Porto tinha uma tarefa de grau de dificuldade máximo. Os adeptos italianos são 80% das vitórias das suas equipas.

Ricardo assumiu a posição de Alex Sandro e nem sempre lhe correu bem, especialmente quando tinha de enfrentar Mertens. Mangala também teve a sua dose de falhanços, deixando escapar Higuaín e Danilo está no limite do esforço físico, algo que venho a sublinhar há muito tempo. Reyes com muitas hesitações e juntamente com Mangala ficam muito mal no lance do golo do Napoli, aos 20’m. Apesar da pouca experiência, o mexicano ainda fez alguns cortes providenciais. Carlos Eduardo muito desaparecido, defesa desorganizada e pouca capacidade de pressão do meio-campo para a frente. Martínez não tem estado no seu melhor e Varela escorregava em momentos cruciais. A primeira parte foi dominada pelos italianos.
A segunda parte começou com o Napoli a vir com tudo, outra vez. Cantos e mais cantos. Mangala aguentou-se bem aqui. A equipa Portista sufocava, mas mesmo assim conseguiu pregar um assusto a Reina aos 56’m, na sequência de um livre de Quaresma. Foi caso único, de seguida veio mais uma onda gigante a envolver a equipa Azul e Branca. Sem corrente de jogo, o FC Porto apenas aguentava. Não jogava. Fabiano era a figura do jogo com defesas de todas as maneiras possíveis! Josué saltou para o lugar de Carlos Eduardo e Ghilas para o de Varela. Luís Castro mexeu em pontos fulcrais e fez muito bem. O argelino (muito confiante) marca o primeiro golo de uma forma fria e rasteira 1 minuto depois de entrar, recebendo um fantástico passe de Fernando. Defour tem depois uma grande oportunidade, mas sai ao poste. O Napoli saberia que precisava de 2 golos e não iria facilitar, mas, para acabar com estas esperanças infundadas, Quaresma recebe um passe delicioso de Josué, passa por 3 defesas, remata para o 2º golo aos 75’m, silenciando o infernal San Paolo! E agora sim, o extremo português cede o seu lugar a Licá, deixando a equipa nos quartos-de-final. A partir daqui o jogo foi gerido pelo FC Porto, com concentração. Com o aproximar dos minutos finais a ansiedade veio à baila e Zapata fecha o resultado numa desatenção inexplicável. Atenção equipa!! Atenção!


Transformação total após as substituições. Não há como negar.
Fica a alma de Dragão e fica o prémio de melhor em campo para Fabiano. E fica também um aplauso monumental para Ricardo Quaresma. Paulo Bento? Estás aí?

Não passará indiferente a capacidade de ultra resistência que foi necessária para aguentar um voraz Napoli. Posições alteradas, jogadores inexperientes, lesões físicas e fragilidades emocionais não são os ingredientes do sucesso, mas hoje ditaram a qualificação para a próxima fase da Europa.

Helton foi para ti esta vitória.

Posso dizer outra vez que os adeptos italianos são “mortíferos”? Não podemos deixar de mencionar como os adeptos vão ao estádio em peso! É incrível e de causar inveja a Portugal. Que isto seja lido em tom de apelo aos adeptos portugueses, sejam quais forem os vossos clubes, vão ao estádio, apoiem, gritem, cantem, façam-se temer!


Buonanotte!



14 comentários:

  1. Muito boa visão do jogo. Uma crónica "corrida", ao jeito deste jogo impróprio para cardíacos. Primeira parte assustadora, mas a segunda parte mudou o rumo dos acontecimentos. FC Porto muito lutador e, apesar das fragilidades, conseguiu bater-se bem perante um adversário muito forte. Luís Castro esteve bem nas substituições, final de jogo intenso. Agora é respirar fundo, recuperar a equipa e seguir para os quartos. Arrivederci Napoli! :p

    ResponderEliminar
  2. Quaresma o melhor do mundooo♥

    ResponderEliminar
  3. A que horas jogou o sportem??

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta inovação! A tua forma sarcástica de abordar determinados assuntos. Acrescento que não devemos estar em sintonia somente quando vencemos..ou somos verdadeiros adeptos e estamos juntos até ao fim ou então francamente, o melhor é não verem o FCP a jogar..sejamos PORTO.

    ResponderEliminar
  5. a defesa meteu muita agua :( não gostei

    ResponderEliminar
  6. Afinal não era só o Paulo Fonseca que inventava..Ricardo a defesa esquerdo?

    ResponderEliminar
  7. Um dos melhores guarda redes do mundo...com ele não ha golos de ressaltagem para ninguém. Grande Fabiano. As melhoras ao Helton, já nos deu muito. E Quaresma tem de ir ao Mundial, concordo!!

    ResponderEliminar
  8. Tirem o Jackson por favor!!!!

    ResponderEliminar
  9. gostei muito deste texto, foi exatamente o que se passou, fechamos a eliminatória a vencer, mas sofremos muito na 1ª parte.

    ResponderEliminar
  10. devíamos ter esta garra no início do campeonato

    ResponderEliminar
  11. foi um grande jogo, emoções ao rubro, o Dragão esteve lá! gostei muito do artigo!

    ResponderEliminar

PodesDizer