sexta-feira, 11 de julho de 2014

O que é o Futebol Clube do Porto para ti?

Nunca saberei responder da forma como realmente o sinto. O FC Porto sou eu. Eu sou o FC Porto. Sei lá. O FC Porto é o meu corpo, a minha cabeça, tudo o que sinto. É o meu pai, a minha mãe, irmão, irmã, avós, amigos, tios, primos. Amo-o na mesma medida, essa medida fantástica e surreal que é amar sem medida.

Ouvir/ ler coisas más a respeito do FC Porto é o mesmo que ofenderem um dos meus, ou pior, é o mesmo que me ofenderem a mim. Revolto-me, a ira cresce, as hormonas da agressividade disparam para níveis que desconheço e a ética comportamental desaparece num ápice. Algo que me acontece até mesmo quando é alguém conhecido que tem a triste ideia de se referir ao FC Porto de forma insultuosa. Secretamente, começo a odiar essa pessoa. Não, não consigo simplesmente dar-me bem com quem ataca o meu Clube. Posso gerir de forma cordial uma amizade com pessoas de outros clubes, aliás tenho algumas, tal como laços sanguíneos com esses seres errantes e infelizes. Desde que não toquem no santo nome do FC Porto, é tudo uma alegria. Mas se tocarem… Não sou dessas que ouve dizer mal do seu Clube e continua pacatamente a falar com a pessoa que o fez. Sou extremista a esse ponto, aliás sou extremista até para muito mais.


Protejo o FC Porto como uma mãe protege um filho. Chamem-lhe o que quiserem. Já ouvi de tudo: exagero; a vida não é só futebol; aborreces-te demasiado e são os jogadores que ganham milhares. Saibam que considero estas respostas parvas e desprovidas de sentido. E que, de cada vez que me dizem isto, vos acho mais patéticos. E porquê? Acham-me assim tão pouco inteligente? Claro que a vida não é só futebol! E felizmente tenho um cérebro preenchido com um pouco de tudo, bem vivo e funcional.

Mas o FC Porto não é só futebol. É um estado de alma. Uma forma de vida. É um amor visceral.
É uma Instituição com diversas modalidades, lojas, Museu e tanto mais. Mesmo assim, não entendem pois não? Não é isso que faz do FC Porto um amor incondicional. O FC Porto faz-me feliz. Felicidade! Aquilo que todos procuramos incessantemente. Como uma alma gémea mais do que perfeita. Transcendental. Uma alma gémea de quem tens muito orgulho e que te proporciona momentos puros de alegria. Uma alma gémea que admiras. Podemos amar sem admirar (infelicidade a médio prazo é certo), mas não podemos admirar sem amar, pois a admiração já pressupõe amor. Admirar é um estado elevado e superior. Passem mil anos e o frio na barriga ao entrar na Alameda só cresce.


Quem não ouviu já que não vale a pena aborrecermo-nos, que não somos nós que ganhamos o €? Não vale a pena?!! Não vale a pena??? É ignorante e ofensivo estabelecerem um paralelismo entre o Amor dos adeptos pelo FCP e qualquer valor material. Aqui somos um só. Festejamos juntos, gritamos juntos, choramos juntos (apesar de não sermos uma linhagem de choramingas), falhamos juntos e reerguemo-nos juntos! Pelo FC Porto TUDO, mas TUDO vale a pena. Especialmente se os jogadores não estão a honrar o santo nome do Futebol Clube do Porto. Sofremos com isso. Eu sofro como se tivesse uma ferida aberta. Nada me alegra quando o Dragão é atingido. Nada e nem ninguém e nenhum bem material! Dói… como dói ver o FC Porto ferido.

Os atletas do FCP (todos) não falham porque querem. Já pensaram no absurdo que isso é? “Deixa-me lá fazer um mau jogo para que o mundo veja que não pesco nada disto. Gosto mesmo que vejam os meus falhanços.” Acham mesmo que um atleta pensa assim? Prejudicando o Clube, prejudica-se a si mesmo e aqueles que têm discernimento cognitivo jamais o farão intencionalmente.

Somos uma família. Somos um todo. Somos uma Nação. Uma raça suprema, destemida, ambiciosa e imortal. Somos união. Somos rigor. Somos paixão. Somos amor. Somos Porto. Se te sentes assim, então és Porto. E se és Porto, és distinto.

Podem ferir-nos, mas jamais nos destruirão. Somos Dragões. A eternidade é pouco para nós.

Sou Porto. Em todos os segundos da minha vida.



JB

22 comentários:

  1. sem palavras!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. :O arrepio na espinha!!!

    ResponderEliminar
  3. Arrepio mesmo na espinha!!! TU ÉS PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Muito mais do que Portista, és realmente Porto. Parabéns, como já disseram acima, um texto de arrepiar!

    ResponderEliminar
  5. Excelente! Identificação total!

    ResponderEliminar
  6. Não sou dessas que ouve dizer mal do seu Clube e continua pacatamente a falar com a pessoa que o fez. ---> VERDADEIRA RAÇA!

    ResponderEliminar
  7. há aqui mta gente a identificar-se mas não devem sentir nem metade do que sente quem escreveu estas palavras!!!

    ResponderEliminar
  8. Nem tenho palavras. Quando alguém fala e sente isto, o que podemos mais acrescentar? Fiquei sem saber que dizer-lhe. Pasmo é a palavra. Parabéns. Quem é Porto assim, nada a apontar!

    ResponderEliminar
  9. Um regalo para quem diz ser Porto, parabéns porque exprimir-se desta forma é que é transcendente.

    ResponderEliminar
  10. Emocionei-me ao ler este texto. Estas palavras remetem-nos para esse sentimento sublime e esmagador que é ser PORTO e que só quem o é de verdade alcança. Não é fácil exprimi-lo em palavras e estas são sem dúvida inspiradoras. Tal como uma progenitora que defende a sua "cria", uma mãe que defende o seu filho pródigo e amado. Este orgulho, este rejubilar sente-se em cada uma das palavras que escolheste, elas refletem o azul que te pinta a alma. E se todos fossem um pouco assim, seriamos inquebráveis perante as adversidades e os adversários! Já dizia Dionne Warwick (e acho que se aplica), "I know I'll never love this way again." ;)

    ResponderEliminar
  11. E Ser_Porto assim é ser um verdadeiro Dragão! Adorei. Parabéns.

    ResponderEliminar
  12. Um portismo assim é de louvar. É uma lição para muitos.

    ResponderEliminar
  13. são palavras mt potentes, mas que descrevem na perfeição aquilo que um verdadeiro Portista sente, um texto excelente que todos deveriam ler ao invés de destruírem esta mística com assobios que só demonstram o contrário do que é ser verdadeiro DRAGÃO!

    ResponderEliminar
  14. Só uma adepta assim vale por 10 milhões!

    ResponderEliminar
  15. Adorei esta essência portista. Parabéns. Para mim ser Porto é existir.

    ResponderEliminar
  16. Portismo raro. Parabéns

    ResponderEliminar
  17. Ser Porto ser superior. Descreveste o que sente um Dragão DE VERDADE não as amostras que andam aí!

    ResponderEliminar
  18. Uma verdadeira Dragona! Parabens pelo texto

    ResponderEliminar

PodesDizer