sábado, 14 de julho de 2018

Dietas?

Um tema ao qual não podemos escapar é sem dúvida o tema das dietas. Ou a não existência delas (para quem é sortudo e não precisa).
Fazer dieta é muito difícil. É preciso o organismo habituar-se (o que demora um tempo) para não sentirmos fome ou necessidade de comer só por prazer. E aqui reside um ponto fulcral: o prazer de comer. Basta observar como o bebé se acalma depois de comer. Sim, acompanha-nos desde bebés o stress que a fome causa – cansaço, insónia, dor de cabeça, mau humor e por aí fora. São sintomas reais e não psicológicos como muitos podem apressar-se a julgar. E porquê? É tão simples entender. Comer estimula imenso os nossos cinco sentidos. Ao serem estimulados provocam uma sensação de prazer, já que o cérebro liberta substâncias químicas que nos fazem sentir muito bem, apesar de ser um prazer momentâneo. Comer muito é um vício e, tal como outro vício qualquer, causa muita dependência. O que acontece também com álcool e outros tipos de drogas. A resposta do cérebro é igual.
Tenhamos em atenção que comer muito faz mal, muito mal – gorduras e açúcares em excesso são os nossos grandes inimigos.
Pessoalmente posso dizer-vos que tenho fases em que como muito, especialmente açúcares. Sou muito gulosa. Mas pesa-me imenso na consciência. Porque apesar de sempre ter sido magra, sempre tive problemas de colesterol - herança genética do lado materno. Nos salgados, a minha perdição são, sem sombra de dúvida, os queijos. Esclareço: queijos daqueles mesmos com muita coisa não saudável. Sou louca por queijo. O que pode ser algo saudável, eu escolho a pior opção, atenção que o queijo fresco magro é muito bom para uma dieta equilibrada. No entanto, por vezes ganho uns quilos a mais e é preciso dar duro na dieta. Nessas alturas, opto por comer sete vezes por dia, de três em três horas. Aliado a exercício físico, nem que seja uma caminhada de trinta minutos, uma corrida ou bicicleta (o que eu mais gosto). Mas confiem que a base para ser saudável e para perder peso é sem dúvida uma boa dieta.
Na minha dieta nunca falta o café (sem açúcar), o iogurte magro, sumo (o mais natural possível), fruta (banana, laranja, morangos são os preferidos), sopa ou salada, tostinhas ou pão integral (nunca mais do que uma fatia). É verdade que, ao início, sinto um pouco fome, mas passado uns dias já nem consigo comer um prato inteiro. Costumo tirar um dia a cada quinzena para ser o meu Cheat Day. Nesse dia como tudo o que me apetece – a vontade vai diminuindo com o passar do tempo, afinal o estômago é um músculo, aumenta ou diminui conforme a quantidade de comida que ingerimos. Senti necessidade de partilhar algo sobre este tema porque é algo porque todos passamos nos dias de hoje. A comida já não é como era na nossa infância. Tudo é muito processado, a fruta está cheia de químicos para crescer bonita e grande e por aí fora.

Quero saber de vocês, se fazem dieta, o que comem, partilhem.


JB

10 comentários:

  1. Adorei o post! Comer muito é um veneno, não precisamos nem de um terço do que comemos por gulodice. Eu perdi 14kg em 4 meses sem exercício, só comecei a fazer depois de todo o peso perdido. Ah e também sou portista :) bem haja

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, gostei da forma descontraída como abordou um tema que é tão difícil, especialmente para as mulheres. Eu engordei 10kg em 10 meses. Algumas coisas menos boas contribuíram para tal. Resultado, já perdi 5kg em 2 meses. Tenho uma dieta de 900 calorias por dia e faço caminhadas de 1h todos os dias. Açúcares e gorduras são realmente o inimigo, não adianta ir fazer exercício e chegar a casa e comer tudo o que nos passa pela frente. A minha perdição eram os fritos, os salgados. Nunca tinha pesado 75kg mas sinto que estou no bom caminho. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada por esta partilha :) parabéns

    ResponderEliminar
  4. Eu não engordei nem 10, nem 20, mas sim 30kg num ano e meio. Tive uma depressão devido a perda de um ente querido e toda a minha tristeza e angústia foram ultrapassadas à mesa. Tinha 59kg e fiquei com 89kg. Estava no fundo do poço, e devido a isso resolvi que tinha que mudar a minha vida. Foi uma luz, sem ajuda de nutricionistas ou personal trainer já perdi 24kg. Faltam 6kg! O meu problema eram os doces. Louca por tudo o que tenha açúcar. Hoje faço bicicleta 1h por dia e sou outra pessoa!

    ResponderEliminar
  5. comer é um vício apenas isso não lhe deem demasiado importância que é exactamente esse o problema, lidem com naturalidade, afinal a uma dada altura toda a gente já engordou nessa vida, faz parte do processo de aprender a comer bem, da reeducação alimentar, para acertar geralmente primeiro falhamos, mas isso dá-nos experiencia. o truque é não fazer disso um bicho de sete cabeças e passar pelo período de emagracimento com naturalidade, não como se fossem uns monstros só por serem gordos. O emagrecimento é um processo natural que ocorre quando alteramos a alimentação, nada mais.

    ResponderEliminar
  6. Eu estou sempre em dieta, mas dieta não quer dizer só perder peso é sinónimo de comida saudável. Mantenho a minha dieta equilibrada e oscilo entre consumir mais macros se tiver menos peso do que o meu habitual ou consumir menos se estiver com uns quilos a mais. A dieta tem sempre de ser alterada, se tivermos sempre uma dieta restritiva em termos de calorias vamos perder peso continuamente, mesmo que já se tenha o peso pretendido. Por isso é preciso saber fazer o seu próprio menu de acordo com as suas necessidades físicas.

    ResponderEliminar
  7. Eu sempre pesei 45kg. Num ano e meio engordei 17kg, ficando a pesar 62kg. Todas as minhas frustrações eram temporariamente esquecidas se estivesse a comer. Sempre fui magrinha e nunca pensei chegar a tamanho nível de gordura no meu corpo. Foi preciso detestar-me totalmente para conseguir entrar nos eixos. Demorei 6 meses a perder esse peso e há 6 anos que me mantenho nos 45kg-47kg. É muito importante interiorizar que quanto mais comida cheia de açúcar ou gorduras ou sal ingerirmos mais poluído o nosso organismo fica. E eu sentia o meu corpo sujo, sentia-me a rebentar pelas costuras. Enfim, acho que o meu corpo não ficou com muitas marcas, o que foi bom pois tinha muito medo. Não entendo até hoje o que fiz comigo mesma ao emborcar comida até mais não!

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde. Achei este post muito interessante especialmente porque sempre tive uns kg a mais, uns 3 ou 4kg, nada por aí além. Sempre fui desportista. Ao ar livre, no ginásio, tenho aparelhos em casa, o que me ajuda muito no inverno, e sempre fiz 1h por dia de exercício, chegava a fazer 7 dias por semana. No entanto nunca chegava ao meu peso ideal (50kg). Simples: comia mais do que devia. Por isso fazer exercício não é de todo a resposta para perder/manter peso. É fundamental, é a base de tudo, uma dieta limpa e consciente de acordo com o peso que queremos ter. O exercício tonifica ao corpo, mas só a alimentação muito cuidada nos leva ao peso ideal. Conheço pessoas que perderam 20kg sem fazer exercício nenhum, claro que não é o indicado, mas é a realidade. Começa tudo na cozinha. E em manter a boca fechada!

    ResponderEliminar
  9. Bem-vinda ao clube, louca por queijos, e pelos piores, aqueles com muito sabor. Estou a tentar privar-me deste veneno :(

    ResponderEliminar
  10. Vou tentar não me alongar. Há 2 anos comecei a perder energia e a sentir-me em baixo, física e psicologicamente. Aconteceram-me coisas menos positivas e entreguei-me por completo à comida. Engordei 20kg. Num ano e meio. Cada vez que me pesava ficava horrorizada, mas não adiantava, não conseguia mudar. Todos os dias começava a dieta e acabava. Estava triste e sem forças para mudar. A minha vida estava virada do avesso por muitos motivos. Um dia vi-me numa fila de uma pastelaria e reparei que todas as pessoas da fila tenham excesso de peso, algumas com muito excesso mesmo. Aí bateu-me forte. Percebi que deixara de ser magra e acima de tudo deixara de ser saudável. Os outros olhavam para mim como eu olhava para quem tinha excesso de peso, com um misto de "ah que gorda" e "e na fila para os bolos". Foi o clique. Alterei radicalmente a minha alimentação. 900 calorias por dia. Caminhadas nos primeiros 2 meses. Depois fui para o ginásio. Em 2 meses e meio perdi 7,5kg e já se sinto outra pessoa. Renasci para me sentir bem comigo e com o mundo. Não desistam, resistam e não se escondam.

    ResponderEliminar

PodesDizer