domingo, 3 de agosto de 2014

Everton 1x1 FC Porto

Goodison Park recebeu o FC Porto no jogo de apresentação dos toffees ao seu público. Não foi um jogo deslumbrante, nem perto disso.

Onze Inicial
12 Fabiano
26 Alex Sandro
4 Maicon
2 Danilo
3 Bruno Martins Indi
36 Rúben Neves
16 Héctor Herrera
30 Óliver Torres
15 Evandro
18 Adrián López
7 Ricardo Quaresma

Substituições
Sai Óliver, entra Martínez
Sai Quaresma, entra Brahimi
Sai Evandro, entra Casemiro
Sai Rúben Neves, entra Tello
Sai Adrián, entra Quintero
Sai Herrera, entra Carlos Eduardo
Sai Alex, entra José Ángel
Sai Maicon, entra Reyes
Sai Danilo, entra Opare


Primeira asneira foi nossa logo no primeiro minuto. Aos 6’m os ingleses contabilizavam mais ataques, estavam decididos a adiantar-se no marcador e Lopetegui estava naturalmente desassossegado. Aos 11’m não foi golo nem sei muito bem como! Necessidade ancestral de PL? Lopetegui não parece muito afectado com a questão. Aos 18’m aquela trivela de Quaresma merecia melhor destino, mas Herrera não conseguiu fazer o golo. Herrera aparecia muito subido, diferente da época passada, o que é positivo, mas alguns erros do mexicano não podem tornar-se habituais. Faltavam soluções para furar a muralha defensiva do Everton.

Jogo muito compacto, sem claras oportunidades de golo. Notei um bom meio-campo, aliás acho que devido à ausência de Fernando, esta zona do terreno tem muita gente (a mais?). Sem um nome no ataque destacado e definido para se encarregar de marcar, com Adrián a jogar numa posição em que não se adapta, o jogo estava feio, lento, pouco atractivo. Para manter o entusiasmo, só os adeptos do FC Porto, que estão em todo o lado, se faziam ouvir, num apoio incondicional aos Dragões. Isso e o erro escandaloso de Fabiano que acaba por oferecer o golo a Steven Naismith.


Aos 57’m, e após a reposição de um ponta-de-lança na equipa Azul & Branca (não dá para negar a falta dele, por mais sistemas de jogo que se utilizem, por mais que os técnicos tentem modificar, parece-me preocupante que o FC Porto não consiga criar um jogo mais colectivo na frente de ataque), o Jackson Martínez, lá está, empata o jogo, após passe de Herrera. Após as substituições o FC Porto cresceu a olhos vistos, Tello também deu nas vistas, tal como Brahimi. O Everton estava agora a conhecer um “novo” Porto. Mais pressionante, mais afinado e mais organizado. Martínez volta a falhar alguns lances flagrantes. Aos 81’m e na única jogada de ataque construída pelos ingleses desde o início da 2ª parte, Fabiano redimiu-se do erro que deu o golo a Naismith. Enorme defesa! Este McGeady… Ao cair do pano (90’m certos), Jackson ainda tenta a vitória, mas o cabeceamento foi à figura de Robles.

O futebol inglês é outro “patamar”, muito competitivo e de grande desgaste físico. O corredor esquerdo não me convenceu, Adrián também não e o papel de Quaresma neste FC Porto está muito tremido. Tello é muito bom jogador, mas não ajuda na defesa, deixa o flanco exposto e Quintero pouco aparece. O sistema de Lopetegui está estranho e é bom que se esclareça. Sami não jogou porquê?
Estamos a menos de 15 dias do início das competições oficiais e não me parece que os adeptos mais exigentes do mundo vão ter muita paciência para qualquer tipo de erro. Com o apuramento para a Champions à espreita, a falta de entrosamento de alguns jogadores não me agrada.
Jogo é jogo. E a feijões ou a milhões ninguém gosta de perder (empatar para mim é igual). Arestas a limar e o tempo a voar.

Digam-me o que pensam de tudo e mais alguma coisa!

JB



25 comentários:

  1. Não sei se devido a Lopetegui ou é mesmo de Quintero, mas o colombiano anda com falta de luz! Também não gostei do jogo. Feio, secante e MILHÕES de passes falhados.

    ResponderEliminar
  2. Óliver dos melhores hoje! Quintero nunca lhe vai roubar o lugar, se calhar é mais um que é mais bom jogador no papel do que na realidade e o desejo de o transformarem num James toldou o juízo a muita gente! James é James e Quintero nunca lhe chegará as calcanhares!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quintero está pesado e fracote de futebol, não queira atinar não!

      Eliminar
  3. que jogo esquisito :\ não gostei e estava desejando ver Andrés, nem GR trocou, este espanhol é realmente esquisito

    ResponderEliminar
  4. O nosso Porto tem tudo para fazer uma boa época. Brahimi e Óliver os melhores.

    ResponderEliminar
  5. I am a Toffee supporter and actually, I do not know if I understood the article as well as it is supposed. My boyfriend is Portuguese, Lisbon, FC Porto supporter :) I have to assume that your team today was more deserving of victory than us. I will train my Portuguese, I promise.

    ResponderEliminar
  6. Evandro e C. Eduardo podiam regressar ao Estoril. Tello não tem de ajudar nas tarefas defensivas se os colegas fizerem o seu trabalho como deve ser!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Não estou de acordo com o artigo. Gostei muito do nosso match. A equipa jogou com posse, a pressionar bem e com bons pormenores de quase todos os jogadores. Ênfase em Brahimi. Jackson está de volta!! :)

    ResponderEliminar
  8. A equipa não te parece mais coesa? Tens consciência que jogámos contra o Everton? Premier League? Não jogámos contra o Setúbal ou o contra o "cu de Judas"!!! Tendo em contra o campeonato português, que é no mínimo uma anedota, excelente foi a nossa prestação!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coesão e entrosamento? Gostava de um exemplo! Apenas um, por favor!!

      Eliminar
  9. Aquele Brahimi, nao engana, é craque!!!

    ResponderEliminar
  10. o substituto do a. sandro ainda é pior do q ele! se isto foi um bom jogo os programas da tarde de domingo da tv portuguesa deviam estar no top dos melhores do mundo

    ResponderEliminar
  11. Porto com e sem Martínez - que indiferença. Não me agrada que assim seja. Não mesmo. Mas Lopetegui tanto inventou que continuamos sem conseguir criar um lance finalizador de ataque com conjunto. Se até o Martínez se atrapalha sozinho, imaginem como são muitos juntos! Deu para ver na primeira parte, um jogo de caca.

    ResponderEliminar
  12. Tello e Brahimi gostei. Andrés para o lugar de Fabiano. Óliver a titular, vamos desenhando a época :) mas entendo as criticas do texto. É uma realidade que o tempo urge.

    ResponderEliminar
  13. No ano passado, o FCP tinha uma grande equipa e ía limpar tudo em Portugal e fazer boa figura na Europa. Este ano o FCP tem uma grande equipa e vai limpar tudo, se me entendem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NÃO ESTÁS ENGANADO NO BLOGUE??? O MUNDIAL JÁ ACABOU!

      Eliminar
    2. tanto
      cêpo
      ja sei
      quem vence a champions

      Eliminar
  14. Há realmente pouco tempo e bastantes coisas a melhorar. Fabiano cometeu um erro inadmissível em alta competição. Melhor para mim Óliver e Brahimi. Acho que Sami deveria ficar no plantel e ir Evandro para algum lado. Desprezar o Sami, quando tem sido dos melhores na pré-temporada é péssimo. Ainda estou muito de pé atrás.

    ResponderEliminar
  15. Herrera ainda comete muitos erros, nunca poderá ser aqui o jogador que é no México em que explode como e onde quer. Isso funciona na sua seleção e na forma que é aquele tipo de futebol, aqui não funciona porque ele não é o Porto, como possivelmente no México é ele e mais 2

    ResponderEliminar
  16. foi um joguito sem grande interesse, acho que os adeptos já estão muito desgastados também, fartos de promessas, a anterior pré-época foi excelente e olhem no que deu, de espanha "nem bons ventos e nem bons casamentos" não gosto desta invasão espanhola.

    ResponderEliminar
  17. Foram asneiras atrás de asneiras! Detestei o jogo!!

    ResponderEliminar
  18. Não foi um jogo empolgante. Muitos passes falhados e dificuldades em chegar à baliza adversária na 1ª parte, a jogar sem ponta de lança. Até gostei de meio-campo, mas daí para a frente não houve progressão nem jogadas que levassem à baliza do Everton. Erro de Fabiano acaba por permitir que os toffees vão para o intervalo em vantagem. Na segunda parte entrámos bem e conseguimos chegar ao golo por Jackson. A equipa tem de trabalhar no sentido de se tornar mais "maleável" relativamente a táticas de jogo. Mais algumas oportunidades falhadas e coisas ainda por afinar. Mas foi um teste importante, dado que a Premier League, como sabemos, é de longe muito mais exigente que o nosso campeonato.

    ResponderEliminar
  19. Eu acho q foi um bom jogo!

    ResponderEliminar
  20. Adrian não acordou ainda. Brahimi em alto destaque. Fez circular a bola e dominou. Queria ter visto mais supremacia no Porto, mas creio que defesa estã definida. DANILO MAICON INDI E ALEX.

    ResponderEliminar
  21. francesinha portuense7 de agosto de 2014 às 01:14

    Maicon está em grande forma, limpou tudo pelos ares. Fabiano teve um handicap no jogo de pés. E não gostei. Tello, Indi, Brahimi foram show!

    ResponderEliminar

PodesDizer