domingo, 17 de agosto de 2014

"Lá volta este camelo a berrar contra os que assobiam"

Graças a um grande amigo, pude ir ao encontro deste texto hoje que é muito mais do que uma verdade ou constatação. É uma lição. E já agora, mesmo que anonimamente, gostava que partilhassem, sem receios, porque assobiam os jogadores ao mínimo deslize (aqueles que o fazem). Desfrutem!


Caros idiotas que começam a assobiar a equipa quando ela está num ponto momentaneamente frágil,

Gostava de vos propor uma experiência sociológica. Um destes dias, quando chegarem ao vosso local de trabalho, alapem a peida confortavelmente depois de irem tomar um café e conversarem distraidamente sobre o decote da gaja da contabilidade ou a aula de body zerkump que tiveram ontem. Depois de bem sentadinhos, liguem o vosso computador. Estou a assumir que trabalham num escritório, mas também pode servir para malta que trabalhe de pé, numa obra de condutas de gás ou a tentar vender seguros à porta dos supermercados. Não desdenho nenhuma destas actividades, como decerto não desdenharão a minha, seja qual for o que imaginam que faço durante o dia.

Conceptualizando a vossa profissão como tendo de usar um computador para fazer coisas que vos garantem o ordenado ao final do mês, imaginem que abrem o Excel. Depois dos logotipos aparecerem na pantalha e de vos surgir uma folha branca cheia de pequenos rectângulos, abrem um ficheiro onde costumam trabalhar. Uma folha de ordenados, turnos definidos, planos de investimento, you name it. E vão a tentar copiar uma das células para outra zona do documento, mas enganam-se no destino. Nesse momento, um grupo de quarenta pessoas que nunca antes tinha visto aparece directamente por cima do vosso ombro e começa a gritar: “És uma merda, Antunes, não sabes que não é para aí que devias copiar o A8? É para o C14, ó animal de merda, não é para o C13, é para o C14! Toda a gente sabe que é para aí! Morre, meu paneleiro, havias de chegar a casa e encontrar o teu cão morto e a tua mulher com nove pilas estranhas lá dentro!“. Não lhe parece mal, portanto, que um simples erro encontre tão vil tratamento? Encolhe os ombros e procede na demanda da deficiente cópia da maldita célula A8. E, por infeliz acaso do destino, quiçá causado pela urina que se vai acumulando nas suas calças de bombazina depois do susto que há pouco apanhou, torna a copiar a célula…mas engana-se de novo e espeta o valor do ordenado do Pereira na célula C15. Oh, inclemência, pensa enquanto as mesmas quarenta pessoas surgem como um coro de demónios atrás de si: “Outra vez, seu filho de treze putas e mil pais! Já não viste antes que não era assim que se fazia?! Nunca trabalhaste com um rato na vida? É o teu primeiro dia neste planeta, cabrão, e já estás a fazer mais merda que uma manada de vacas com diarreia? Não mereces viver, cornudo, não mereces respirar, sai já daqui, corre para os braços da tua mãe, se ela ainda te quiser depois da vergonha que a fizeste passar!“. Desolado, triste, trémulo, lá tenta pela terceira vez e, finalmente, o valor certo vai para o lugar certo.

Se alguém conseguir fazer um paralelismo entre esta pequena parábola e a atitude de tanta gente que foi ao Dragão na sexta-feira passada, talvez seja porque esteve lá e, como eu, achou absurda a reacção de tantos adeptos a uma sequência de hesitações entre Fabiano, Maicon e Indi. Repito o que tenho dito há alguns anos para cá: sócios destes? Não, muito obrigado.



8 comentários:

  1. maicon não serve para o porto!! fabiano que é aquilo??? hei-de assobiar o que quiser!

    ResponderEliminar
  2. metade do plantel nem na II liga devia jogar!! pago lugar anual e não é de 100€!

    ResponderEliminar
  3. Caso não fosse o Alex, apesar de ser um lateral esgotado, e já pouco rende, seria golo!! em casa contra o marítimo!!!!

    ResponderEliminar
  4. Se fossem sócios, pagassem lugares anuais, e visse uma equipa de milhões a fazer passes de distrital também assobiavam

    ResponderEliminar
  5. Grande texto, grande autor. Totalmente verdade!

    ResponderEliminar
  6. fiquem em casa a assobiar à vossa esposa!

    ResponderEliminar
  7. os erros da equipa não são uma nem duas vezes! são imensas! qualquer pessoa normal se irrita!!! não somos nenhuns ceguinhos nem mandamos areia para os olhos. não vamos gritar somos porto e bater palminhas ao fonseca! QUEREMOS JOGO À SÉRIA

    ResponderEliminar
  8. Acredito que, apesar de nem sempre as coisas correrem bem, temos de apoiar a equipa. Isto não significa que tenhamos de concordar com tudo. Mas também não acho que seja a assobiar jogadores num estádio cheio, com o "inimigo" por perto que as coisas se resolvem. Qualquer dia somos motivo de paródia.

    ResponderEliminar

PodesDizer